CBN Tocantins
SOLIDARIEDADE | 27 de Março de 2015
Com sangue em falta, Hemocentro de Palmas chama doadores
Web
doacao sangue

A disposição da população em doar sangue ajuda a salvar vidas e garante a manutenção do estoque do Hemocentro Coordenador de Palmas. Mas para continuar atendendo às demandas dos hospitais públicos e particulares, tanto da Capital quanto das cidades vizinhas, a unidade precisa, continuamente, de doações. o Hemocentro ainda necessita ter um número maior de doadores, tendo em vista as cirurgias que, diariamente, são feitas nos hospitais. é necessária a atenção constante com o estoque, que recebe mais doações do sangue tipo O+ e tem o AB- como o mais raro. Em razão da constante oscilação no número de doadores, as coletas externas também estão presentes nas rotinas de serviços. Frequentemente, as coletas são feitas em Paraíso e em empresas de Palmas.  O público das igrejas também é doador frequente. A entrevista é com o responsável  pelo setor de Captação de Doadores/Hemocentro Coordenador de Palmas, Denis Gomes.

Como doar

Para ser um doador é necessário apresentar documento com foto emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional, pesar acima de 50 kg, ter entre 16 e 69 anos de idade e estar em dia com a saúde. No dia da doação as recomendações são: nunca ir doar sangue em jejum, repouso mínimo de 6 horas na noite anterior, não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores, evitar fumar por, pelo menos, 2 horas antes da doação e evitar ingerir alimentos gordurosos.

Deixe seu Comentário
comentários
Fechar

Leia também

  • TRÂNSITO
    18.04.2024
    Um motociclista de 22 anos morreu após se envolver em um acidente na zona rural de Darcinópolis, no norte do Estado. Acompanhe as informações com a repórter Dayse Gomes!