CBN Tocantins
ESCOLHAS | 13 de Janeiro de 2016
Especialista sugere cuidado e teste vocacional para quem vai entrar na universidade
profissões

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), edição 2016/1 vão até as 23h59 minutos desta quinta-feira. Neste momento vários estudantes devem estar com dúvidas quanto a que curso escolher. De acordo com a psicóloga do Apoio Psicopedagógico da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Greycianne Borges, é comum surgir várias dúvidas no momento de se escolher uma profissão, segundo ela, isso ocorre principalmente porque o jovem possui muitas incertezas e inseguranças.

Greycianne Borges orienta que por mais que a escolha da profissão seja uma tarefa difícil é importante que o estudante não deixe que ninguém faça esta opção por ele.

De acordo com a psicóloga a orientação para os candidatos que estão com dúvidas é fazer testes vocacionais e conversar com profissionais da área que se pretende seguir.

O farmacêutico e doutorando Taides Tavares dos Santos comentou que antes de escolher a profissão, fez vários testes vocacionais que revelaram as profissões que mais destacavam suas aptidões.

Além disso, Taides Tavares dos Santos disse que conversou com vários profissionais da área da saúde antes de definir sua profissão.

A psicóloga Greycianne Borges ainda lembrou que a escolha da profissão deve ser um momento agradável e mencionou que nenhuma escolha é pra a vida inteira, isso vale também para a carreira profissional.

O Sistema de Seleção Unificada está ofertando no Tocantins 2.389 vagas disponíveis na Universidade Federal do Tocantins (UFT), na Fundação Universidade do Tocantins (Unitins) e no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO). Podem se inscrever os estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 e que não tiraram zero na redação. (Wéllida Resende)

Deixe seu Comentário
comentários
Fechar

Leia também

Publicidade
Enquete

O que você acha da prefeitura decretar lockdown em Palmas?

  • Sou a favor
  • Sou contra
  • Não tenho uma opinião formada