CBN Tocantins
FEIRAS | 23 de Abril de 2015
Feirantes da 304 Sul protestam contra a transformação da feira em mercado
Web
feira 304

Na última sexta-feira, os visitantes e frequentadores fiéis da feira da 304 sul, levaram para casa o desabafo coletivo de trabalha no local, resumido  em um panfleto sem autoria revelada. O texto dizia que os pequenos produtores que comercializam seus produtos estavam com o orgulho ferido, e que o responsável seria a prefeitura da Capital. No panfleto  consta uma suposta iniciativa da prefeitura em transformar a feira da 304 sul em um mercado municipal. Os que hoje lá estão, continua o texto, não teriam condições de concorrer com grandes comerciantes e atravessadores. A espécie de carta aberta termina dizendo que a medida iria provocar  desemprego e seria o fim do sonho de famílias que tiram o sustento de sua terra. Mas de onde o autor do panfleto tirou essa ideia de transformação da feira em mercado?

Segundo o presidente da associação dos feirantes da 304 sul, José Ribeiro, ou 'Rafael das Feiras' como é conhecido, o assunto veio à tona durante uma reunião no dia 31 de março, no Espaço Cultural. O dirigente diz que foi o próprio prefeito Carlos Amastha quem mencionou isso, perante quase duzentas pessoas.

O presidente da associação diz que houve reação imediata dos feirantes e o clima ficou tenso. Quinze dias depois houve uma segunda reunião, em que o assunto não voltou a ser tratado, conta José Ribeiro. Falou-se apenas na revitalização das feiras. Mas a pulga já estava coçando atrás da orelha dos feirantes, até que um deles resolveu tornar o assunto público, com o folheto anônimo. O presidente da associação dos feirantes ressalta que sobre o assunto não há nada no papel, nada foi oficializado. Afirma que não sabe quem redigiu o manifesto, mas garante que a categoria concorda com o que lá foi colocado. E que também já se movimenta para barrar o que pode vir a ser um projeto do executivo.

O prefeito Carlos Amastha está em viagem oficial aos Estados Unidos, para divulgação dos Jogos Mundiais Indígenas na ONU, em Nova York. A Secretaria Municipal de Comunicação informou que a prefeitura não vai se manifestar neste momento, e nem responder afirmações contidas em um panfleto sem autoria conhecida. A feira da 304 sul possuiu aproximadamente 320 feirantes somando-se os que trabalham na terça e na sexta. Os números são da associação. (Gleydsson Nunes)

 

Deixe seu Comentário
comentários
Fechar

Leia também

  • EM ARAGUAÍNA
    25.04.2024
    Em Araguaína, um homem de 29 anos foi agredido por dois assaltantes durante a madrugada desta quinta-feira, 25, e depois encaminhado para o Hospital Regional da cidade. Confira as informações desta ocorrência com a repórter Dayse Gomes...
    NO NORTE
    25.04.2024
    Um homem de 58 anos condenado por estupro de vulnerável foi preso pela Polícia Federal em Muricilândia, no norte do Estado. Acompanhe os detalhes do caso com a repórter Dayse Gomes!