CBN Tocantins
MEIO-AMBIENTE | 20 de Fevereiro de 2019
Inquérito Civil vai apurar qualidade ambiental do Parque Estadual do Cantão
Foto: Josy Karla - ATN / Governo do Tocantins
Foto

O Naturatins terá quinze dias para prestar informações ao MPE, Ministério Público Estadual sobre o Parque Estadual do Cantão, tais como valores investidos no local, parcerias firmadas desde a sua implantação e os trabalhos de proteção ambiental. A iniciativa faz parte de um inquérito instaurado pelo MPE, por meio da Promotoria de Justiça Regional Ambiental. O Promotor de Justiça Francisco Brandes Júnior, que assumiu recentemente a Regional Ambiental do Araguaia, pontua que a criação da Promotoria provocou a instauração do inquérito.

O Parque Estadual do Cantão, que abrange os municípios de Caseara e Pium,  foi a primeira unidade de conservação de proteção integral e foi criada no dia 14 de julho de 1998, por meio da Lei Estadual Nº 996, e é considerada uma das áreas protegidas mais importantes da Amazônia brasileira, devida à sua grande riqueza biológica. O Parque protege 325 espécies de aves, 299 espécies de peixes, possui a maior população de ariranhas, onças-pintadas, jacaré-açu e harpias, além da maior população do recém-descoberto boto do Araguaia, o Inia Araguaiensis, entre outros animais. Confira mais sobre o assunto na reportagem de France Santiago.

Leia também

  • EM ARAGUAÍNA
    25.04.2024
    Em Araguaína, um homem de 29 anos foi agredido por dois assaltantes durante a madrugada desta quinta-feira, 25, e depois encaminhado para o Hospital Regional da cidade. Confira as informações desta ocorrência com a repórter Dayse Gomes...
    NO NORTE
    25.04.2024
    Um homem de 58 anos condenado por estupro de vulnerável foi preso pela Polícia Federal em Muricilândia, no norte do Estado. Acompanhe os detalhes do caso com a repórter Dayse Gomes!