CBN Tocantins
POLUIÇÃO | 29 de Maio de 2015
Mau cheiro e lodo incomodam moradores de condomínio de luxo em Palmas
polinesia

O condomínio de alto padrão na região norte de Palmas, às margens do lago da usina do Lajeado, é um lugar dos sonhos, pra quem pode pagar. Atraído pela paisagem e segurança, o empresário Maurício Antônio de Souza comprou um lote no local, mas anda muito contrariado ultimamente. O motivo é um forte mau cheiro e uma espécie de lodo apareceu no atracadouro de barcos do condomínio. O empresário diz que o problema não é novo, e reclama.

Um pouco acima do residencial existe uma estação de tratamento de esgoto da concessionária de água e esgoto que atende a Capital. A assessoria da empresa afirmou que a estação está operando normalmente, e que nenhum dejeto é lançado no lago. Ao tomar conhecimento do assunto, o Naturatins mandou uma equipe de fiscais até o local. O quadro que eles encontraram foi o mesmo de nossa reportagem. A gerente de Fiscalização e Qualidade Ambiental do órgão, Caroline Bueto, disse que não é possível afirmar com certeza o que provocou a alteração na água, o que só virá com o laudo técnico. Aí começam os problemas, já que o órgão ambiental atualmente não tem nenhum termo de cooperação técnica com alguma instituição para fazer esse tipo de análise, como explica a gerente.

O relatório da vistoria do Naturatins será repassado à prefeitura de Palmas, pois segundo Caroline Bueto o município foi quem licenciou uma estação de tratamento de esgoto, e esta poderia ter relação com a contaminação do local. A secretaria municipal de Desenvolvimento Urbano Sustentável informou que mandou uma equipe até o local esta semana, mas a poluição denunciada pelo morador não teria sido verificada. Um resposta mais concreta sobre o problema só mesmo com a emissão do relatório do Naturatins, que deve ser concluído no prazo de vinte dias. (Gleydsson Nunes)

Deixe seu Comentário
comentários
Fechar

Leia também

  • VACINAS
    28.03.2024
    Será realizada, em Araguaína, até o dia 19 de abril, uma campanha para cobertura vacinal que ocorrerá nas escolas das Redes Estadual, Municipal e nas creches. Ouça as informações com a repórter Dayse Gomes!