CBN Tocantins
PESCA LIBERADA | 2 de Março de 2015
Naturatins anuncia fim da piracema e faz um balanço do período
Web
piracema

Mais de 8 mil metros de rede de pesca foram apreendidos durante a fiscalização realizada pelo Instituto Natureza do Tocantins, Naturatins, no Estado. A fiscalização foi intensificada em janeiro, com o objetivo de impedir a pesca ilegal e garantir a reprodução de peixes, durante o período da piracema, que começou no dia primeiro de novembro do ano passado e acabou no último sábado.

O presidente do Naturatins, Ricardo Fava, ressalta a importância de respeitar o período da piracema.

Além das redes de pesca também foram apreendidos molinetes, varas de bambu, kits para pesca, espingarda, espoletas, gaiolas, pólvora, tarrafas e 52 quilos de pescados, que foram doados para instituições filantrópicas, como explica Ricardo Fava.

Segundo o Naturatins, durante o período de piracema só é permitida a pesca nas modalidades de subsistência, desembarcada, que é aquela praticada artesanalmente, pela população ribeirinha e tradicional, para garantir a alimentação das famílias, sem fins comerciais e a pesca esportiva, modalidade em que depois de fisgado, o peixe é devolvido à natureza com vida.  Também é permitida a pesca em tanques licenciados, que sejam legalizados.

Para os praticantes de pesca ilegal, a multa varia de 700 a 10 mil reais, mais 20 reais por quilo do peixe apreendido e o material é apreendido.

Ricardo Fava recomenda ainda que os pescadores procurem o Naturatins para adquirirem a licença para pesca amadora.

Com o fim da piracema, que terminou neste domingo a pesca esportiva, para consumo e comércio volta a ser permitida.

 

Deixe seu Comentário
comentários
Fechar

Leia também

  • EM ARAGUAÍNA
    25.04.2024
    Em Araguaína, um homem de 29 anos foi agredido por dois assaltantes durante a madrugada desta quinta-feira, 25, e depois encaminhado para o Hospital Regional da cidade. Confira as informações desta ocorrência com a repórter Dayse Gomes...
    NO NORTE
    25.04.2024
    Um homem de 58 anos condenado por estupro de vulnerável foi preso pela Polícia Federal em Muricilândia, no norte do Estado. Acompanhe os detalhes do caso com a repórter Dayse Gomes!