CBN Cozinha
CBN COZINHA | 27 de Setembro de 2019
As chefs Malena Mota e Quésia Gomes ensinam um prato bem característico tailandês, o Pad Thai
Foto: CBN Cozinha / Divulgação
Foto: CBN Cozinha / Divulgação

No CBN Cozinha desta semana as chefs Malena Mota e Quésia Gomes  ensinam um prato bem característico tailandês, o Pad Thai, que usa como ingrediente principal o macarrão de arroz. Confira a receita!

Para prepará-lo, é necessário esperar a água ferver e em seguida acrescentar o macarrão de arroz. Tendo cuidado com o seu preparo, pois ele cozinha bem rápido, já que não vai nenhum tipo de farinha. O seu cozimento pode durar até 5 minutos, isso vai depender da quantidade de macarrão e água. Então, quando ele ficar al dente, estará prontinho. 

Enquanto o macarrão de arroz cozinha, prepare a omelete. Misture os ovos, tempere com uma pitada de sal e pimenta do reino. Reserve.

Enquanto isso, retire o macarrão de arroz da panela para escorrer. Lave o macarrão com água até esfriar. Ele é um tipo de macarrão que não gruda, então, você não precisa passar óleo nele. Faça isso e reserve na geladeira. 

Aqueça uma panela de teflon e unte com um pouco de óleo. 

Uma curiosidade é que na cozinha asiática, não é usado azeite.  Então, coloque um pouco de óleo na frigideira, deixe aquecer bem e depois coloque os ovos. Não precisa colocar tudo de uma vez, coloque uma quantidade para que não fique uma omelete muito grossa. Deixe a omelete cozinhar, sem ficar mexendo. Quando perceber que ela está firme, vá desgrudando as beiradas com a ajuda de uma espátula. Em seguida, enrole para que fique bem fininha. Não precisa virar de lado. Reserve a omelete enroladinha, como se fosse um rocambole, na geladeira.

Uma outra característica da cozinha asiática, é que eles usam toda a cebolinha, inclusive a parte branca que muitas vezes descartamos. Então com a cebolinha já higienizada, corte-a finamente.  Corte o alho bem picadinho também.

Você pode utilizar o camarão inteiro ou retirar a parte do rabo. Porém, fica bem mais bonito e dá um charme ao prato utilizá-lo inteiro. Inclusive a parte do rabo é onde mais se concentra sabor, tanto é que ao limpar o camarão não é necessário jogar fora a parte do rabo e pele, aproveitamos para fazer um caldo super saboroso.

Tire a pele com a faca bem levemente, passe a faca no meio do camarão, com cuidado para não partir no meio, só queremos retirar a “tripinha”, aquela parte escura. 

Então vamos saltear o camarão em uma panela work, sem deixá-lo soltar água. Quando ele começa a soltar água, ele fica borrachudo no final.

Coloque um pouco de óleo na panela e deixe aquecer. Coloque o alho picadinho e em seguida os camarões, fazendo o movimento com a panela de saltear, que é de puxar a panela da boca do fogão e “jogar” o alimento um pouco para cima. 

Esse movimento vai fazer com  que o camarão seja salteado por igual.

Não precisa cozinhar muito, porque ela ainda vai ser cozido dentro do prato. Quando ele chegar na cor rosada, já vamos acrescentar a cebolinha e desligar o fogo para que a cebolinha não murche. Ela vai inclusive ficar mais verdinha, como se tivesse passado pela técnica de branqueamento. 

Você vai observar que o camarão não estará cozido, mas estará bem selado por fora. Vamos colocar esse camarão com cebolinha em um bowl e reservar. 

O Molho base 

Vamos utilizar o coentro fresco, somente as folhas., vamos fazer um corte médio. O Coentro é bem característico dos tailandeses também. 

Depois vamos cortar a pimenta dedo de moça, cuidado, se você tiver sensibilidade, use uma luva. Retire as sementes e depois faça o corte, picando finamente. 

Vamos colocar o coentro e a pimenta em um bowl e acrescentar o Nam Pla, que é um produto que a gente encontra em casas especializadas em produtos asiáticos. Ele é um fermentado de peixe, que tem o cheiro bem característico, bem forte. Vamos mistura-lo, e acrescentar açúcar e o limão. Misture até o açúcar dissolver. Acrescente um pouco de sal para realçar o sabor. Se você não encontrar o nam pla, você pode substituir pelo molho de ostra. Só diluir ele em um pouco de água. 

Depois vamos cortar o tofu, que é um queijo vegetal, a base de soja. Lembre-se de fazer um corte padrão, para que o cozimento seja o mesmo. 

Depois vamos dar uma picada no amendoim tostado. Você pode tostar em casa e retirar a pele e depois picar, lembre-se de não usar sal. Pique grosseiramente. Essa textura dará uma crocância deliciosa no prato.

Para finalizar o prato, vamos fazer o corte na omelete. Lembra que tínhamos deixado ela enroladinha na geladeira? Agora só vamos fazer o corte nela e vamos finalizar o nosso prato.

Em uma panela work, ou então uma panela ou frigideira grande, coloque um fio de óleo, depois acrescente o macarrão de arroz que já havia sido cozido. Coloque um pouco de sal e já entra com o broto de feijão. Dê uma salteada e vá separando os ingredientes para que ele frite por igual. Acrescente o tofu e continue a mexer. 

Vamos acrescentar o camarão e continuar salteando. Acrescente o molho e continue salteando. Agora o nosso Pad Thai começa a tomar forma! Vamos colocar a omelete e mais uma vez misture. Acerte o sal. E vamos finalizar com o amendoim. 

Depois é só fazer a montagem. Utilizamos uma folha de bananeira para decorar o prato, pimenta dedo de moça e folhes comestíveis, que darão uma leveza ao prato. Na hora de montar, deixe o camarão aparecer, pois ele é um dos ingredientes que vão chamar atenção. 

 

Ingredientes

- 100g de macarrão de arroz

- 30 ml de óleo vegetal

- 2 unidades de ovo

- 5 g de sal

- Pitada de pimenta do reino

- 150 g de camarão médico com rabo

- 2 unidades de dente de alho

- ½ maço de cebolinha verde, inclusive a parte branca

- 25g de amendoim torrado

- 1 unidade de pimenta dedo de moça sem semente

- 50 g de tofu

- 10 g de nam pla ou molho de ostras

- ½ limão taiti – suco

- 5 g de açúcar refinado

- 50 g de broto de feijão

- ½ maço de coentro fresco cortado

- 10 g de folhas de hortelã frescas cortadas

- 1 unidade de pimenta dedo de moça

- 1 folha de bananeira

 

Modo de preparo

- Em uma panela cozinhe o macarrão de arroz em água bem quente por 5 minutos, ou até ficar cozido al dente. Para interromper a cocção, dê um choque térmico, resfriando  o macarrão com água corrente e reserve na geladeira.

- Em um bowl, bata levemente os ovos e tempere com uma pitada de sal e pimenta do reino. Aqueça uma frigideira antiaderente, coloque um fio de óleo, faça uma omelete aberta e bem fina, coloque em um prato, enrole e deixe esfriar. Em seguida, corte em tiras finas e reserve.

- Em uma tábua, corte o alho finamente e as cebolinhas em tiras finas.

- Na work bem quente, coloque um pouco de óleo, adicione o camarão e alho e frite por 2 minutos. Desligue o fogo, adicione a cebolinha picada, tempere com uma pitada de sal e reserve. 

- Corte o coentro finamente, e a pimenta dedo de moça.

- Em bowl, misture o suco de limão, coentro, pimenta dedo de moça, o nam pla ou molho de ostras, o açúcar, pitada de sal. Misture e reserve.

- Pique grosseiramente o amendoim tostado e o tofu em cubos médios.

- Em uma work quente, coloque um fio de óleo vegetal, saltei o macarrão por um minuto, acrescente o broto de feijão, o tofu e salteie mais um pouco, mexendo delicadamente. 

- Acrescente rapidamente a mistura de limão, incorpore as fatias de omelete e finalize com o camarão. 

- Para servir, reserve um prato fundo, colocando a folha de bananeira em forma de canoa, acrescente o pad thai, deixando-o alto, com os camarões aparecendo, hortelã fatiada e você pode decorar com uma pimenta dedo de moça cortada em formato de flor e  com flores comestíveis.  

 

Leia também

Publicidade
Enquete

O que você acha do Escola sem Partido?

  • Sou a favor
  • Sou contra
  • Não conheço o projeto, mas gostaria de saber mais sobre