CBN Cozinha
CBN COZINHA | 2 de Agosto de 2019
As chefs Malena Mota e Quesia Gomes ensinam uma deliciosa receita de filé ao molho Demi-glacê
Foto: Divulgação / CBN Cozinha
Foto


Na coluna CBN Cozinha desta semana as chefes Malena Mota e Quesia Gomes ensinam você, ouvinte da CBN Tocantins, como fazer um novo prato delicioso: Filé ao molho demi-glace com purê de pipoca. Parece divertido, não é? Confira a receita:

Para o preparo do filé, você vai precisar de:
- 4 medalhões de filé mignon
- 80ml de cognac
- 300ml de fundo de carne
- 30g de cebola bem picadinha
- Sal, manteiga e azeite a gosto
- Pimenta do reino moída
Modo de preparo
- Tempere os medalhões de mignon com sal e pimenta do reino moída. Em uma saltese de inox aquecida, coloque o azeite e saltei o filé. Quando estiver no ponto desejado, coloque os medalhões sobre uma grelha com uma assadeira embaixo e deixe descansar. 
- Descarte o azeite utilizado e coloque um pouco de manteiga. Adicione a cebola e refogue por 2 minutos. Deglaceie e flambe a saltese com o conhaque quase a seco. Adicione então o fundo de carne e reduza a 2/3. 
Purê de Pipoca
Ingrediente
3 colheres (sopa) de óleo
1/2 xícara (chá) de milho de pipoca (100 g)
750ml de leite
3 colheres (sopa) de manteiga
Sal e pimenta-do-reino branca a gosto
Modo de Preparo - Creme de Pipoca
Numa panela em fogo médio, coloque 3 colheres (sopa) de óleo, ½ xícara (chá) de milho de pipoca, tampe a panela e quando o milho começar a estourar, mexa a panela para não grudar. Quando todos os milhos estiverem estourados, apague o fogo e reserve.
Em uma panela, coloque 750 ml de leite, a pipoca e cozinhe até amolecer, em fogo médio. Reserve. Bata a mistura ainda morna, mas cuidado, não bata se tiver muito quente, pois pode espirrar, coloque a mistura em uma peneira dentro de uma panela, pressione até que na peneira fiquem somente os grãos de milho. (Faça este procedimento aos poucos). Descarte os grãos.
 Acrescente as 3 colheres (sopa) de manteiga, e leve ao fogo médio para reduzir, até a consistência de purê cremoso.  Tempere com sal e pimenta-do-reino branca, apague o fogo e reserve.
Montagem
- Em um prato, coloque o purê de pipoca, os medalhões por cima,  o molho cobrindo os medalhões. Se quiser dar uma crocância e fazer uma decoração, com uma faca pique bem as pipocas e foque por cima da preparação.

Leia também

Publicidade
Enquete

O que você acha do Escola sem Partido?

  • Sou a favor
  • Sou contra
  • Não conheço o projeto, mas gostaria de saber mais sobre