CBN Cozinha
CBN COZINHA | 15 de Maio de 2020
Malena Mota ensina como preparar um arroz soltinho e arroz integral na panela de pressão
Foto: Malena Mota
Foto: Malena Mota

No CBN Cozinha desta sexta-feira, 15, a chef Malena Mota ensina os truques para preparar um arroz soltinho e arroz integral na panela de pressão.  Confira a coluna!

 

Arroz Branco soltinho

Ingredientes

- 1 xícara (chá) de arroz

- 2 xícaras (chá) de água

- 1 dente de alho picadinho

- 1 colher (sopa) de óleo ou azeite

- 1 folha de louro

- ½ colher (chá) de sal

Modo de Preparo

- Descasque e pique fino a cebola. Numa chaleira, leve um pouco mais de 2 xícaras (chá) de água ao fogo baixo, até ferver.

- Leve uma panela média ao fogo baixo. Quando aquecer, regue com o azeite e acrescente o alho. Tempere com uma pitada de sal e refogue por cerca de 2 minutos, até murchar. Junte o louro e misture bem.

Acrescente o arroz e mexa bem para envolver todos os grãos com o azeite por cerca de 1 minuto – isso ajuda a deixar o arroz soltinho depois de cozido.

Meça 2 xícaras (chá) da água fervente e regue o arroz. Tempere com o sal, misture bem e aumente o fogo para médio, não mexa mais.

Assim que a água atingir o mesmo nível do arroz, diminua o fogo e tampe parcialmente a panela. Deixe cozinhar até que o arroz absorva toda a água – para verificar se a água secou, fure o arroz com um garfo e afaste delicadamente alguns grãos do fundo da panela; se ainda estiver molhado, deixe cozinhar mais um pouquinho.

Desligue o fogo e mantenha a panela tampada por 5 minutos antes de servir para que os grãos terminem de cozinhar no próprio vapor. Em seguida, solte os grãos com um garfo, transfira para uma tigela e sirva quente.

#DicasDaMá

- O preparo do arroz soltinho é fácil, basta seguir as proporções e os tempos que ele dá certo. Refogado com alho e louro, fica saboroso e perfumado.

- Nunca Utilize água fria, ela para o tempo de cozimento do arroz.

- Na hora de colocar a água para ferver, sempre acrescente um pouco a mais, pois ao ferver ela evapora um pouco.

- É preciso envolver todos os grãos do arroz no azeite para fazer o processo de gelatinização, isso ajuda a ficar bem soltinho.

- Não é preciso lavar o arroz, caso precise lavar, sempre seque muito bem antes de colocar na panela.

- Adicione uma folha de louro ao arroz, ele vai dar um perfume incrível a preparação.

- Importante não tampar a panela na hora que acrescentar a água, quando a água estiver nivelada com o arroz, abaixe o fogo e coloque a tampa, mas não tampe totalmente, deixe uma pequena abertura para sair o vapor.

- Quando a água do arroz estiver totalmente evaporada, tampe o arroz, desligue o fogo, e aguarde 5 minutos para terminar o cozimento. Muitas pessoas nesse momento erram, pois, o arroz quando seca a água ainda estará um pouco duro, e muitas pessoas acrescentam mais água, e ele acaba empapando.

- Na panela de pressão, coloque o arroz, refogue o arroz, coloque a água quente (um pouco menos água, 1 e ½ xícara), o sal e louro. Misture, tampe e leve ao fogo alto. Assim que a panela começar a apitar, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 5 minutos. Desligue o fogo e espere todo o vapor sair e a panela parar de apitar antes de abrir a tampa.

- O arroz pode ser congelado as sobras. Depois, use o micro-ondas para descongelar. Interrompa a cada minuto para soltar os grãos com um garfo até descongelar completamente. Para a receita de arroz frito, ele vai direto (congelado mesmo) para a frigideira.

Arroz Integral na Panela de pressão

Ingredientes

1 xícara (chá) de arroz cateto integral

½ cebola ou 1 dente grande de alho

1 colher (sopa) de azeite

2 xícaras (chá) de água

1 folha de louro

1 colher (chá) de sal

Modo de Preparo

Descasque e pique fino a cebola.

Leve a panela de pressão (sem a tampa) ao fogo médio. Quando aquecer regue com o azeite, junte a cebola e o louro. Tempere com o sal e refogue até murchar.

Adicione o arroz e mexa por mais 1 minuto para envolver todos os grãos com o azeite. Regue com a água e misture bem. Tampe a panela e deixe cozinhar em fogo alto. Quando começar a apitar, abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 10 minutos.

Desligue o fogo e deixe todo o vapor sair antes de abrir a panela. Solte os grãos com um garfo, transfira para uma tigela e sirva a seguir.

#DicasDaMá

- O cateto integral, bem saboroso, leva mais tempo para cozinhar e precisa de mais água. Mas fica grudadinho e cremoso depois de cozido.

- O arroz integral pode ser preparado sem ser na pressão, você vai precisar para cada xícara de arroz, 3 xícaras de água, mas na pressão vamos utilizar apenas 2 xícaras de água fervente.

- O tempo de cozimento na pressão é cerca de 10 minutos, vai variar do tipo de panela de pressão, então, na primeira vez que for fazer desligue o fogo com 8 minutos, e se precisar deixe terminar de cozinhar sem a pressão.

- Adicione salsão e cenoura picados no arroz, o resultado é delicioso.

Leia também

Publicidade
Enquete

O que você acha do Escola sem Partido?

  • Sou a favor
  • Sou contra
  • Não conheço o projeto, mas gostaria de saber mais sobre