CBN Tocantins
INVESTIGAÇÃO | 24 de Setembro de 2018
Denúncias de maus-tratos contra presos do TO serão apuradas
Foto: Flávio Herculano / MPE-TO
Foto

O Ministério Público Estadual vai apurar as supostas agressões a detentos que cumprem medidas nas unidades prisionais do Tocantins. As denúncias de agressão e maus-tratos foram feitas pelos detentos das unidades prisionais de Miracema e Palmas durante vistorias realizadas pela Defensoria Pública nos presídios.

 

Os presos que denunciaram as irregularidades passaram por exames de corpo de delito, que indicaram as lesões. Em Miracema, por exemplo, cerca de 80% dos presos relataram situações humilhantes como ameaças, agressões físicas, choques e ferimentos com armas letais. Esse tipo de agressão, segundo relatos ao Núcleo Especializado na Defesa ao Preso da DPE, ocorrem tanto no momento da prisão quanto durante a carceragem.

 

Também em Miracema os detentos denunciam uma prática apelidada de “o procedimento”, que ocorre geralmente durante os banhos de sol. Um dos presos relatou que no mês passado um grupo de reeducandos chegou a ficar por 3 horas agachados e expostos ao sol.

 

Em Palmas, também foram relatados diversos casos para a Defensoria Pública, mas segundo o órgão, os próprios detentos tem medo de denunciar por causa de retaliações.

O Ministério Público Estadual abriu um procedimento de investigação e vai apurar as denúncias feitas pelos presos.

 

Por meio de nota a Secretaria de Cidadania e Justiça informou que abriu um procedimento interno para apurar as denúncias.

 

Por: Ananda Portilho

Leia também

  • VACINAS
    28.03.2024
    Será realizada, em Araguaína, até o dia 19 de abril, uma campanha para cobertura vacinal que ocorrerá nas escolas das Redes Estadual, Municipal e nas creches. Ouça as informações com a repórter Dayse Gomes!