CBN Tocantins
RIO AZUIS | 17 de Abril de 2019
Depois de Termo de Compromisso, área de banho do rio é liberada
Foto: Thiago Sá / Governo do Tocantins
Foto

Em menos de dois dias da interdição, e após um Termo de Compromisso assinado entre comerciantes e Naturatins, Instituto Natureza do Tocantins, o órgão decidiu liberar a área de banho do Rio Azuis, principal atração turística em Aurora do Tocantins, e localizado na região Sudeste do Estado. A reportagem CBN Tocantins entrou em contato com o presidente do Naturatins, Marcelo Falcão, que explicou que o Termo foi devidamente analisado pelo setor jurídico e técnico da instituição e confirmou a desinterdição do local. Neste último fim de semana, a área de banho do Rio Azuis ficou interditado, devido à uma série de problemas que os fiscais verificaram no local neste último fim de semana como ,  construções irregulares, banheiros montados em local impróprio e até criações de porcos nas margens da água. Uma barragem irregular também foi encontrada pelos fiscais. De acordo com o instituto, nenhum dos proprietários locais tinha autorização ou licença para o funcionamento dos empreendimentos.

Os comerciantes se comprometeram em, no prazo de 90 dias, manter a interdição dos banheiros dos estabelecimentos para adequação estrutural; interditar a rampa de madeira até que haja licenciamento da obra; e instalar um processo de encaminhamento de água das pias, para não desaguar dejetos nos rio ou lençol freático; e, no prazo de 90 dias, protocolar o requerimento de licenciamento ambiental para os referidos empreendimento autuados.

 Em 2017,o Ministério Público Estadual e o Naturatins realizaram uma vistoria no Rio Azuis e após várias denúncias e detectaram na época construções irregulares, lixo em local inadequado, desmatamento e até movimento de caminhões próximo à nascente, um relatório na época com toda a situação do local chegou a ser feito. 

 O Rio Azuis tem uma extensão de  147 metros e águas cristalinas, localizado a 26 quilômetros de Taguatinga, mas legalmente situado no município de Aurora do Tocantins, é considerado como o menor rio do Brasil e da América Latina e o terceiro menor rio do mundo.  Confira os detalhes do assunto com a repórter France Santiago.

Leia também

Publicidade
Enquete

O que você acha do Escola sem Partido?

  • Sou a favor
  • Sou contra
  • Não conheço o projeto, mas gostaria de saber mais sobre