CBN Tocantins
INADIMPLÊNCIA | 12 de Dezembro de 2018
Endividamento no comércio cai na capital
Foto: Divulgação / Banco de Imagens - Pixabay
foto

Final de ano, salário extra, e muita gente aproveita para quitar as dívidas ou até mesmo antecipar o pagamento daquelas contas parceladas. Dados da Fecomércio Tocantins apontam que em novembro o número de palmenses endividados caiu, ao mesmo tempo em que o índice de pessoas com contas em atraso também teve redução. A Federação estima que são mais de 55 mil pessoas endividadas na capital. De olho nos números, tem aquela galera que toma o maior cuidado para nem beirar essas estatísticas.

De acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do consumidor, que analisou as dívidas dos palmenses, em novembro 11,5% dos entrevistados alegaram estar endividados. A porcentagem é menor que os 13,1% registrados no mês imediatamente anterior. O índice geral da pesquisa apontou que a parcela da população endividada é de 67,7%. Dos entrevistados, 58% se consideram poucos endividados.

Do total de endividados, 58% consideram-se pouco endividados. A média de comprometimento da renda familiar com dívidas no mês ficou em 33%, sendo que grande parte (72,5%) disse que usa de 11 a 50% de sua renda para o pagamento de dívidas. O ranking das dívidas mais comuns continua com o cartão de crédito na liderança, seguidos de financiamento de carro e carnês.

Dentre os que disseram ter dívidas em atraso (11,5%), 45,4% tem contas com vencimentos em atraso em até 30 dias. O tempo médio do atraso é de 46,1 dias. Já com relação ao tempo do endividamento, a maioria (42,6%) disse que está comprometida por mais de ano com essas dívidas. A média do comprometimento ficou em 7,9 meses.

Por: Ananda Portilho

Leia também

  • ACIDENTE
    22.04.2024
    Um acidente de trânsito ocorrido em Filadélfia, cidade na região norte do Estado, deixou cinco pessoas feridas. Acompanhe as informações completas sobre o acidente com a repórter Dayse Gomes!