CBN Tocantins
VÍRUS H1N1 | 14 de Maio de 2019
Gripe mata cinco pessoas no Tocantins em 2019
Foto: Banco de Imagens
foto

Somente em 2019 o Tocantins já teve o registro de cinco mortes por gripe. A informação foi divulgada pelo Ministério da Saúde, que apontou que o número de vítimas fatais por causa da doença saiu de 81 para 99 no cenário nacional.

O Tocantins aparece em sexto lugar no ranking de estados que registraram morte por gripe este ano. No topo da lista está o estado do Amazonas, com 35 mortes, seguido do estado de São Paulo, que em 2019 já notificou ao Ministério da Saúde a morte de sete pessoas por causa da doença. O Pará, que faz fronteira com o Tocantins, ocupa a quarta posição, com seis vítimas fatais. Mais no fim da lista aparece a Bahia, com uma morte confirmada este ano. Ainda de acordo com o Ministério da Saúde em mais de 90% dos quadros graves, que resultaram na morte do paciente, foi identificado o vírus H1N1.

Os dados relacionados aos casos de gripe registrados no Tocantins este ano foram solicitados da Secretaria de Estado da Saúde, mas a pasta não disponibilizou o levantamento até o fechamento desta reportagem. O Governo Estadual tenta, agora, para ampliar a cobertura vacinal da gripe entre a população prioritária do Tocantins. No ano passado, depois de duas prorrogações da campanha nacional, o estado conseguiu superar o percentual recomendado pelo Ministério da Saúde e atingiu mais de 97% do público-alvo.

Este ano, até esta segunda-feira, o Tocantins tinha atingido pouco mais de 54% dos grupos especiais. Camargo destaca que a prevenção da gripe se dá pela vacinação e também por cuidados com a higiene pessoal. Todos os casos de morte por gripe no Brasil, em 2019, estão relacionados às síndromes gripais, que possibilitam a evolução do quadro da doença se o paciente não receber o tratamento adequado. 

Por Ananda Portilho

Leia também

Publicidade
Enquete

O que você acha do Escola sem Partido?

  • Sou a favor
  • Sou contra
  • Não conheço o projeto, mas gostaria de saber mais sobre