CBN Tocantins
FAKE NEWS | 14 de Fevereiro de 2019
Hidrelétrica de lajeado nega risco em barragem
Foto: Reprodução / G1
Foto

Recentemente circulou nas redes sociais uma Fake News sobre a  Usina Hidrelétrica Luís Eduardo Magalhães, em Lajeado. A notícia era de que a local havia sido periciado por técnicos e foi identificado problemas de rachaduras internas. A informação foi desmentida pela Investco, empresa que faz a  gestão da Usina Hidrelétrica, e por meio de nota informou que tratava-se de fake News, já que a Companhia realiza todas as inspeções exigidas pela legislação por meio de empresas independentes, e a usina está operando em total normalidade. 

Nesta semana uma reportagem CBN Tocantins sobre as fiscalizações nas 142 barragens de usinas hidrelétricas em 18 Estados, sendo três no Tocantins, entre elas a Usina Hidrelétrica de Lajeado. Conforme a reportagem, na última semana a Usina Hidrelétrica de Lajeado obteve nota 99,55 no ranking geral das usinas, tendo conquistado nota máxima, de 100 pontos, nos critérios Segurança, Meio Ambiente, Gestão da Operação e Gestão de Manutenção, e de 99,56 no segmento Operação e Manutenção.

A coleta de dados sobre as usinas aconteceu entre os meses de outubro e dezembro do ano passado, em três etapas: monitoramento, fiscalização à distância e fiscalização presencial. Mesmo com este resultado, a gestão da Usina decidiu antecipar a realização do laudo anual e contratou outra empresa, que realizará um estudo para verificar a estabilidade da Usina, e isso deve ocorrer ainda neste semestre. Confira os detalhes com a repórter France Santiago.

Leia também

Publicidade
Enquete

O que você acha do Escola sem Partido?

  • Sou a favor
  • Sou contra
  • Não conheço o projeto, mas gostaria de saber mais sobre