CBN Tocantins
MEIO-AMBIENTE | 20 de Fevereiro de 2019
Inquérito Civil vai apurar qualidade ambiental do Parque Estadual do Cantão
Foto: Josy Karla - ATN / Governo do Tocantins
Foto

O Naturatins terá quinze dias para prestar informações ao MPE, Ministério Público Estadual sobre o Parque Estadual do Cantão, tais como valores investidos no local, parcerias firmadas desde a sua implantação e os trabalhos de proteção ambiental. A iniciativa faz parte de um inquérito instaurado pelo MPE, por meio da Promotoria de Justiça Regional Ambiental. O Promotor de Justiça Francisco Brandes Júnior, que assumiu recentemente a Regional Ambiental do Araguaia, pontua que a criação da Promotoria provocou a instauração do inquérito.

O Parque Estadual do Cantão, que abrange os municípios de Caseara e Pium,  foi a primeira unidade de conservação de proteção integral e foi criada no dia 14 de julho de 1998, por meio da Lei Estadual Nº 996, e é considerada uma das áreas protegidas mais importantes da Amazônia brasileira, devida à sua grande riqueza biológica. O Parque protege 325 espécies de aves, 299 espécies de peixes, possui a maior população de ariranhas, onças-pintadas, jacaré-açu e harpias, além da maior população do recém-descoberto boto do Araguaia, o Inia Araguaiensis, entre outros animais. Confira mais sobre o assunto na reportagem de France Santiago.

Leia também

  • EDIÇÃO ESPECIAL
    23.04.2024

    A edição especial do programa CBN Tocantins desta terça-feira, 23, abordou sobre 8ª Exposição do Polo Comercial e Industrial de Araguaína, a Feira EPOCA, que abre as portas ao público da região norte do Estado nesta terça-feira, e que se...

    ACIDENTE
    22.04.2024
    Um acidente de trânsito ocorrido em Filadélfia, cidade na região norte do Estado, deixou cinco pessoas feridas. Acompanhe as informações completas sobre o acidente com a repórter Dayse Gomes!