CBN Tocantins
PERIGO | 14 de Dezembro de 2018
Municípios do Tocantins em alerta para surto de dengue, zika e chikungunya
Foto: Banco de imagens / Pixabay
foto

Dados do Ministério da Saúde apontam que 38 cidades do Tocantins estão com alerta para as doenças transmitidas pelo mosquito aedes aegypti: dengue, zika e chikungunya. Desse total, sete estão com risco para surto das doenças, entre elas, Palmas. Os municípios foram listados pelo Ministério da Saúde do Levantamento Rápido de Índices de Infestação do mosquito. Aparecem nessa lista as cidades brasileiras que obtiveram índice acima de 1%, que é o considerado aceitável pelo órgão de Saúde.

Palmas atingiu um índice quatro vezes maior: 4,1%. Em São Miguel do Tocantins, no extremo norte do Estado, o levantamento apontou um índice de infestação sete vezes maior que o recomendado, com 7%. Ainda segundo informações do órgão de saúde, no Tocantins, a maioria dos criadouros foi encontrada em depósitos de lixo e em residências. O levantamento serve de alerta para as prefeituras municipais estabelecerem estratégias de combate ao mosquito, principalmente neste período chuvoso.

Cenário da Dengue, Zika e Chikungunya no Tocantins

De janeiro a novembro de 2018 a Secretaria de Estado da Saúde registrou 53 casos confirmados de zika no Tocantins. Os diagnósticos foram feitos em 16 municípios. O número é 86% menor que os casos confirmados no mesmo período do ano passado, quando foram 300. Outros 25 notificações de zika em gestantes estão sendo investigados

Quando são observados os casos de chikungunya confirmados no Tocantins, neste ano a queda é de 96% em relação a 2017. Até novembro foram 78 casos confirmados. No ano passado 2.389 pessoas foram diagnosticadas com a doença.

Das doenças transmitidas pelo aedes aegypti, a dengue continua sendo a mais comum. Este ano já foram confirmados 1.338 casos. Mesmo assim, o número fica bem abaixo das confirmações do ano passado quando foram 3. 653 casos.

Leia também

Publicidade
Enquete

O que você acha do Escola sem Partido?

  • Sou a favor
  • Sou contra
  • Não conheço o projeto, mas gostaria de saber mais sobre