CBN Tocantins
SAÚDE | 20 de Março de 2019
Palmas já notifica dois casos de tuberculose, de 2016 a 2018 são mais de 500 casos em todo o Estado

Apesar do Dia Mundial de Combate à Tuberculose ser lembrado em todo 24 de março, próximo domingo, em Palmas os Centros de Saúde da Comunidade estão mobilizadas em ações de conscientização da doença desde o início deste mês com palestras, rodas de conversa e teste rápido molecular para Tuberculose na população sintomática.

 Em todo o Estado, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde, de 2016 a 2018 foram notificados 504 casos de tuberculose, sendo 154 em 2016, 155 em 2017 e 195 no ano passado. A Secretaria não informou o número de casos notificados nestes três primeiros meses do ano, no entanto, de acordo com dados da Secretaria de Saúde de Palmas, somente na Capital este ano, foram dois casos notificados.

Em 2018, em Palmas mais de 44 casos de tuberculose foram notificados, sendo 27 novos, 11 casos vindos de outras cidades, cinco reingressos por abandono do tratamento anterior e uma recidiva (pessoa que já havia tido a doença anteriormente). Destes, 34 casos foram pulmonares e dez extra pulmonares.

Para a coordenadora do Grupo Condutor de Doenças Infectocontagiosas, a enfermeira Luciana Noleto, o índice da doença em Palmas é baixo, mas devido à baixa notificação. O tratamento padronizado pelo Ministério da Saúde tem duração de seis meses e é oferecido gratuitamente pelo SUS. Confira a reportagem completa com France Santiago. 

Leia também

Publicidade
Enquete

O que você acha do Escola sem Partido?

  • Sou a favor
  • Sou contra
  • Não conheço o projeto, mas gostaria de saber mais sobre