CBN Tocantins
AIDS | 7 de Dezembro de 2018
Palmas registra mais de mil casos entre 2007 e 2018

Nos últimos onze anos a Secretaria de Saúde de Palmas registrou 1.044 novos casos de HIV/Aids na capital. O pico de detecções ocorreu no ano passado, quando foram notificados 196 novos casos, quase o dobro da quantidade de registros do ano imediatamente anterior. Quando é analisada a média mensal de detecções, 2018 segue a mesma tendência de 2017, com 16 casos por mês. Neste ano a Semus registrou 164 casos de janeiro a outubro. A coordenadora do Grupo Condutor de Doenças Infectocontagiosas do município, Luciana Noleto, destaca que a manutenção da média de diagnósticos dos últimos dois anos revela uma população mais atenta para os riscos da doença.

Dados do Ministério da Saúde publicados no Boletim Epidemiológico da HIV/Aids de 2018 apontam que de 2007 a junho deste ano o Brasil contabilizou mais de 247 mil casos de infecção por HIV. Destes, quase 20 mil foram registrados na região Norte do país, onde se localiza o Tocantins. No que diz respeito ao perfil das pessoas infectadas, em nível de Brasil, a maior parte foram homens, com uma proporção de 26 homens que contraíram o vírus para cada 10 mulheres infectadas.  Entre o grupo feminino, o aumento da detecção do HIV entre as gestantes preocupa. Ainda de acordo com o Boletim Epidemiológico mais recente, em dez anos houve um aumento de mais de 21% no número de casos em gestantes. No ano passado o país atingiu uma taxa de 2,8 casos para cada mil nascidos vivos. Palmas é uma das 10 capitais brasileiras que está abaixo da média nacional, com taxa de 2,1 casos de infecção por HIV em gestantes a cada mil nascidos vivos. Somente em 2018, até outubro, já foram notificados 22 casos em gestantes na capital, enquanto em todo o ano passado foram apenas 13.

Atualmente cerca de 760 pacientes fazem o tratamento e acompanhamento pela rede de saúde pública do município. Desde 2014 foram disponibilizados testes rápidos nas unidades básicas de saúde de Palmas. Na capital o serviço também é oferecido de forma gratuita no Núcleo Henfil, localizado na quadra 404 norte.

Leia também

  • VACINAS
    28.03.2024
    Será realizada, em Araguaína, até o dia 19 de abril, uma campanha para cobertura vacinal que ocorrerá nas escolas das Redes Estadual, Municipal e nas creches. Ouça as informações com a repórter Dayse Gomes!