CBN Tocantins
PREVISÃO DE CHUVAS | 15 de Fevereiro de 2019
Palmas tem chuva mais forte do ano e previsão de mais chuva para o fim de semana
Foto: Heitor Moreira / TV Anhanguera
Foto

Quem presenciou a chuva forte que caiu nesta quinta-feira na capital se surpreendeu com o volume de água. Há quem arrisque dizer que nunca tinha visto uma chuvarada tão forte. É o caso do chefe de cozinha Eduardo Zonta, que teve seu restaurante invadido pela enxurrada.

A chuva também foi surpreendente para o empresário Marco Antônio Costa. O dono de uma concessionária de veículos da capital viu um dos muros de sua propriedade ser derrubado pela água da chuva.

Sobrou até para a placa do carro do taxista Adailton Ribeiro, que foi levada pela chuva.

Eduardo, Marco e Adailton tem certa razão, sim. Pelo menos em 2019 essa foi a chuva mais forte que a capital palmense já enfrentou, segundo dados do INMET, Instituto Nacional de Meteorologia. Foram 64 milímetros de chuva em pouco mais de três horas. Antes disso, o maior volume registrado até então, em Palmas, foi de pouco mais de um terço disso, 26 milímetros. A meteorologista do INMET, Elizabeth Alves, explica tamanho volume de chuva.

Para o meteorologista José Luís Cabral, o período de chuvas no Tocantins têm sido irregular neste ano.

No fim de semana continua a chover em Palmas, de acordo com informações do INMET. A previsão é que entre esta sexta-feira e domingo chova entre 5 e 20 milímetros. O índice pluviométrico indica chuvas rápidas que devem cair principalmente no período da tarde, como destaca Elizabeth.

Para todo o mês de fevereiro é prevista uma precipitação de 274 milímetros para Palmas. Em janeiro o volume de chuvas ficou abaixo da média esperada para a capital. Choveu 202 milímetros, quando a previsão era de 285 milímetros de chuvas.

 

Leia também

Publicidade
Enquete

O que você acha do Escola sem Partido?

  • Sou a favor
  • Sou contra
  • Não conheço o projeto, mas gostaria de saber mais sobre