CBN Tocantins
OPERAÇÃO CATARSE | 9 de Maio de 2019
Polícia confirma nomes de 15 pessoas suspeitas de serem funcionárias fantasmas
Foto: SSP-TO / Divulgação
foto

De acordo com a Polícia Civil, Maria do Perpétuo Socorro Castelo Branco e Vânia Maria Castelo Branco estariam lotadas na Secretaria-Geral de Governo mesmo não morando em Palmas. Elas são investigadas nesse desdobramento da Operação Catarse. Maria do Perpétuo Socorro Castelo Branco e Vânia Maria Castelo Branco são irmãs da deputada estadual Valderez Castelo Branco (PP), que é a atual líder do governo na Assembleia Legislativa.

Os delegados de polícia civil José de Anchieta e Bruno Boaventura decidiram indiciar as duas porque, segundo a investigação, ficou comprovado que elas não exerciam qualquer função, mesmo estando lotadas no local desde 2016. Maria do Perpétuo Socorro chegou a ficar lotada como secretária particular do governador com salário de R$ 4,5 mil. Já Vânia Maria era 'assessora técnica especial' e ganhava R$ 2,1 mil em novembro do ano passado, segundo dados obtidos pelo portal G1. Atualmente, nenhuma delas consta nas folhas de pagamento do Poder Executivo. Ainda não foi divulgado pela Secretaria de Segurança Pública se algo foi apreendido nos imóveis das duas. A medida é um desdobramento da Operação Catarse, que investiga funcionários fantasmas nos poderes executivo e legislativo do Tocantins.

Em nota a deputada Valderez Castelo Branco afirmou que soube dessa questão pela imprensa. Sobre a citação das irmãs dela, disse que tem conhecimento de que eram servidoras e que seus trabalhos foram desenvolvidos. Já o Governo do Tocantins disse que as investigações da Operação Catarse dizem respeito a contratações que ocorreram na gestão anterior. E que os servidores em questão só puderam ser desligados após o fim da vedação imposta por decisão da Justiça Eleitoral que proibiu a exoneração de servidores públicos, em virtude das duas eleições realizadas no Tocantins em 2018. A reportagem CBN Tocantins ainda não conseguiu contado com as duas citadas nas investigações.

Por Mayara Abreu

Leia também

  • EM ARAGUAÍNA
    25.04.2024
    Em Araguaína, um homem de 29 anos foi agredido por dois assaltantes durante a madrugada desta quinta-feira, 25, e depois encaminhado para o Hospital Regional da cidade. Confira as informações desta ocorrência com a repórter Dayse Gomes...
    NO NORTE
    25.04.2024
    Um homem de 58 anos condenado por estupro de vulnerável foi preso pela Polícia Federal em Muricilândia, no norte do Estado. Acompanhe os detalhes do caso com a repórter Dayse Gomes!