CBN Tocantins
GREVE NACIONAL | 15 de Maio de 2019
Professores e estudantes de Palmas protestam contra os cortes na educação
Foto: Reprodução / G1 Tocantins
Foto

Alunos e professores da Universidade Federal do Tocantins e do Instituto Federal do Tocantins participam do protesto que ocorre simultaneamente em todo o país. A principal reivindicação dos manifestantes é em relação aos cortes anunciados pelo Governo Federal, que ultrapassam 7 bilhões de reais.

O Ministério da Educação determinou o contingenciamento de 30% do orçamento de cada uma das instituições, mas segundo a reitoria da UFT, o impacto no orçamento da universidade chegou a 42%. A reitoria também chegou a declarar que com o corte,  a universidade só tem recursos para funcionar até o mês de julho. Lembrando que a UFT que nesta quarta-feira completa 15 anos de sua fundação.

A greve nacional desta quarta-feira foi convocada por diversas instituições representantes de categorias do país, entre elas o ANDES, que é o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior. Além de protestar contra os cortes de recursos para a educação, a mobilização também é contra a reforma da previdência, que está tramitando no Congresso Nacional. Reforma da Previdência que inclusive tem sido utilizada como moeda de troca pelo Governo Federal.

Em nota oficial do Ministério da Educação, o órgão alega que o contingenciamento é para ajustar as contas públicas e ainda que a aprovação da Reforma da Previdência pode ser a solução para que os cortes não sejam consumados. Tanto a Reforma da Previdência, quanto os cortes na educação, estão na pauta do dia da Câmara de Deputados.

A proposta de reforma vai ser discutida hoje na Comissão Especial do legislativo. Já os cortes na educação serão debatidos com a presença do Ministro da Educação, que foi convocado ontem pelos parlamentares para explicar a os cortes anunciados. Lembrando também que os parte dos parlamentares estão em obstrução no congresso, sem votar as pautas do governo, em protesto aos cortes na educação. Acompanhe os detalhes com Ananda Portilho e Mayara Abreu.

Leia também

Publicidade
Enquete

O que você acha do Escola sem Partido?

  • Sou a favor
  • Sou contra
  • Não conheço o projeto, mas gostaria de saber mais sobre