CBN Tocantins
OPERAÇÃO PANDORA | 24 de Abril de 2019
Receita Federal notifica profissionais liberais com irregularidades nas declarações do IR
Foto: Pedro Barbosa / TV Anhanguera
foto

A segunda fase da Operação Pandora, da Receita Federal, vai verificar as declarações de imposto de renda de cerca de 1.600 profissionais liberais do Tocantins que apresentaram irregularidades. Desde esta terça-feira a Receita Federal começou a enviar comunicados via Correios para que os selecionados verifiquem as informações declaradas e corrijam aquelas que estão erradas ou que foram indevidamente declaradas. Neste primeiro momento cerca de 300 profissionais devem receber a notificação do fisco, conforme o delegado da Receita Federal no Tocantins, José Márcio Bittes.

A Receita Federal destacou que não faz notificações ou se comunica com os contribuintes por e-mail. Todos os comunicados oficiais são feitos por meio de correspondências enviadas pelos Correios. A segunda fase da Operação Pandora vai ocorrer em duas etapas. A primeira, que já começou, estabelece até o dia 13 de maio para que o contribuinte notificado faça  a autocorreção das suas declarações dos anos de 2014 a 2017. Já na segunda etapa serão iniciados os processos fiscais contra aqueles contribuintes que acreditam que suas declarações estejam corretas e contra aqueles que deixarem de fazer a correção. Nesta fase os profissionais liberais terão que comprovar todas as informações do livro-caixa declaradas ao fisco.

Leia também

  • SAÚDE
    19.04.2024
    Em Araguaína, após a conclusão da reforma, foi retomado o atendimento da Unidade Básica de Saúde do setor Nova Araguaína. Ouça com a repórter Dayse Gomes!