CBN Tocantins
DENÚNCIA | 8 de Julho de 2020
Servidores denunciam irregularidades no Hospital Regional de Porto Nacional

Em um comunicado fixado no Hospital Regional de Porto Nacional, servidores expuseram uma série de irregularidades e más condições de trabalho direcionadas aos diretores e coordenadores da unidade de saúde.  Confira os relatos com a repórter Ana Gabriella Regis!

Nota do Estado
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que todas as unidades hospitalares geridas pelo Executivo Estadual estão devidamente abastecidas de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) todos em observância às orientações do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) e da Comissão de Controle de Infecção Hospital (CCIH) de acordo com a área de atuação dos profissionais, dentro de cada unidade e são distribuídos de forma regular e racional. Para otimizar o uso dos EPIs a Superintendência de Unidades Hospitalares Próprias (SUHP) tem promovido capacitações sobre a paramentação e desparamentação dos profissionais e a Superintendência de Gestão Profissional e Educação na Saúde (SGPES) por meio da Gerência de Regulação do Trabalho junto com Núcleo de Saúde do Trabalhador oferecem ainda, suporte psicológico necessário para todos que atuam na linha de frente, bem como monitoramento e acompanhamento diário dos servidores afastados por Covid-19. A SES destaca especificamente que no Hospital Regional de Porto Nacional (HRPN), segundo dados da SGPES, até esta terça-feira, 07, 11 servidores tiveram diagnóstico positivo para Covid-19, sendo que destes, sete já se recuperaram e retornaram ao trabalho. A SES enfatiza que a unidade hospitalar dispõe e realiza em seus servidores, os exames de RT-PCR e testes rápidos para detecção da Covid-19, conforme orientação do Ministério da Saúde (MS). O HRPN encontra-se abastecido de insumos e materiais de limpeza. A desinfecção do local é feita em consonância com os protocolos do MS, bem como fluxo dos pacientes dentro da unidade que também segue o preconizado pelo órgão federal, em decorrência do momento pandêmico, a fim de garantir a segurança dos servidores e a população assistida. Sobre os equipamentos de monitorização a SES destaca que o HRPN está equipado para atender a demanda existente. A SES esclarece que tem trabalhado na contratação de pessoal qualificado para reforçar as equipes já existentes na unidade, principalmente nos setores de limpeza e maqueiros.

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