CBN Tocantins
EM ALERTA | 22 de Abril de 2019
Tocantins registra baixa procura por vacinação contra gripe
Foto: Banco de Imagens / Pixabay
Foto

De acordo com o levantamento da Secretaria de Estado da Saúde, apenas 3,35% do público-alvo que deve receber a imunização contra a gripe já compareceu aos postos e recebeu a dose da vacina. Essa porcentagem, segundo o Estado, é preocupante, já que a campanha começou no último dia 10.

É importante destacar que esses dados correspondem ao disponibilizado apenas por parte dos municípios. 62 cidades ainda não informaram ao Estado qual a porcentagem de pessoas vacinadas.

A cobertura vacinal também pode ser baixa porque este ano a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe foi dividida em duas etapas. A primeira terminou na última quarta-feira e era voltada apenas para crianças de seis meses a seis anos de idade incompletos e grávidas. Mas mesmo com essa divisão, feita exatamente para alcançar maior quantidade de pessoas desses grupos especiais, o índice de cobertura vacinal é baixo. Segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde, apenas apenas 4,7% das crianças foram vacinadas, enquanto 7,5% das gestantes receberam a imunização.

Hoje começou a segunda fase dessa campanha de vacinação. Agora o período de imunização está oficialmente aberto para idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, professores da rede pública e privada, mulheres que tiveram filho nos últimos 45 dias e indígenas. Lembrando que neste período as crianças e mulheres grávidas ainda devem ser vacinados. Esta nova etapa apenas abre para mais grupos especiais, mas todo mundo que faz parte do público-alvo da vacina deve receber imunização até o fim da campanha, no dia 31 de maio.

Palmas está entre os municípios que ainda não informaram ao Estado o percentual de pessoas vacinadas durante a primeira etapa. Por enquanto, o município de Carrasco Bonito, no extremo norte do Tocantins, é o que apresenta a maior cobertura vacinal no período, com 26,29%.

Nós solicitamos da Secretaria Municipal da Saúde de Palmas os dados parciais da campanha de vacinação no município, mas os dados ainda não foram disponibilizados.

Leia também

Publicidade
Enquete

O que você acha do Escola sem Partido?

  • Sou a favor
  • Sou contra
  • Não conheço o projeto, mas gostaria de saber mais sobre