CBN Tocantins
EDUCAÇÃO | 12 de Dezembro de 2018
UFT retoma vestibular tradicional, mas provas têm nova abordagem
Foto: UFT / Reprodução G1
Foto

Foram mais de 12 mil candidatos que participaram da primeira aplicação das provas do vestibular tradicional da Universidade Federal do Tocantins, desde que a instituição anunciou o retorno dessa modalidade de seleção. Apesar da parte logística ser semelhante às seleções que ocorriam até 2014, a universidade trouxe uma nova proposta nas provas.

Semelhante ao Enem as provas foram dividias por áreas do conhecimento: Ciências Humanas e Suas Tecnologias; Ciências da Natureza e Suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias; Matemática e Suas Tecnologias; e Redação. No domingo de manhã foram 4h30 de prova. No período da tarde foram 4 horas.

O retorno do vestibular tradicional foi aprovado em julho deste ano pelo Conselho Estudantil da Universidade. A decisão foi baseada em análises e discussões internas do corpo acadêmico. Um dos pontos analisados foi a quantidade de vagas ociosas que a universidade vinha acumulando. Os processos seletivos complementares chegavam a ter 7, 8, 9 chamadas e mesmo assim as vagas não eram preenchidas. A última análise feita revelou que a porcentagem de desistência das vagas beirava os 15%.

Por: Ananda Portilho

Leia também

  • VACINAS
    28.03.2024
    Será realizada, em Araguaína, até o dia 19 de abril, uma campanha para cobertura vacinal que ocorrerá nas escolas das Redes Estadual, Municipal e nas creches. Ouça as informações com a repórter Dayse Gomes!