CBN Tocantins
SAÚDE NA HORA | 24 de Maio de 2019
USF que ampliarem funcionamento vão receber mais recursos federais
Foto: Prefeitura de Araguaína / Divulgação
Foto

O Ministério da Saúde liberou o sistema para adesão dos municípios que pretendem ampliar o horário de funcionamento das unidades de saúde da família. Essas cidades, se cumprirem todos os critérios exigidos, poderão ter os recursos federais aumentados em 100% para o investimento e manutenção dessas unidades que terão horário de funcionamento especial. As unidades terão que funcionar no período do almoço, no período noturno e também podem abrir nos fins de semana.

No Tocantins, de acordo com o Ministério da Saúde, 27 unidades de saúde da família  estão aptas para aderir ao programa Saúde na Hora. No total, o estado conta com 392 unidades de saúde da família, que alcançam cerca de 83% da população do estado; além de 365 equipes de saúde bucal, que alcançam cerca de 490 mil pessoas.

O município de Palmas informou que já solicitou a adesão de pelo menos 16 unidades de saúde da família pelo sistema do Ministério da Saúde, e agora espera o parecer favorável do órgão para dar prosseguimento ao processo. A Prefeitura de Araguaína disse que está estudando a possibilidade de adesão e que está realizando estudos em relação ao número populacional, possível contratação de profissionais, demandas de usuários e outras variáveis. Somente após esses estudos, o município vai decidir se fará a adesão e quais unidades serão incluídas no projeto. Confira os detalhes na reportagem de Ananda Portilho. 

Leia também

Publicidade
Enquete

O que você acha do Escola sem Partido?

  • Sou a favor
  • Sou contra
  • Não conheço o projeto, mas gostaria de saber mais sobre