CBN Tocantins
RADIOTERAPIA | 16 de Abril de 2019
Vence prazo dado pela secretaria estadual da saúde para o início do atendimento em Araguaína

O serviço está suspenso em Araguaína desde 2014 quando a antiga máquina foi trocada por uma nova por causa de problemas técnicos. A nova máquina que já não é tão nova assim foi comprada pelo governo do estado há cerca de 3 anos, mas nunca foi colocada para funcionar. O grande empecilho seria a reforma de uma sala onde seria instalada esse equipamento. Essa obra foi concluída, mas o tão sonhado atendimento ainda foi iniciado. A última previsão dada pela secretaria da saúde era 18 de março, entretanto a Comissão de Energia Nuclear não liberou e apontou a necessidade da contratação de um profissional responsável. O Ministério Público Estadual acompanha o problema desde o início e inclusive já entrou com várias ações após o Governo não cumprir as decisões da própria justiça e os prazos estipulados.

Cerca de 26 pacientes do Tocantins fazem tratamento de radioterapia em Imperatriz no Maranhão. Essa é a opção dada pelo Governo para que essas pessoas não ficassem desassistidas

Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde informou que está em fase final dos trâmites de contratação dos profissionais necessários para o início dos atendimentos de radioterapia, em Araguaína e que após esta fase, a Comissão Nacional de Energia Nuclear deverá deferir o início dos trabalhos. A Secretaria destacou ainda que todo o processo seja concluído ainda este mês.

Leia também

Publicidade
Enquete

O que você acha do Escola sem Partido?

  • Sou a favor
  • Sou contra
  • Não conheço o projeto, mas gostaria de saber mais sobre