Palmas Cidade Saudável
PALMAS CIDADE SAUDÁVEL | 14 de Novembro de 2017
Diabetes é tema do segundo encontro promovido pela CBN Tocantins
Divulgação
foto

O diabetes é uma doença que afeta 13 milhões de pessoas no Brasil, segundo dados da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD). Desse total, pouco mais de 4.600 estão em Palmas, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus). O dia 14 de novembro marca o Dia Mundial do Diabetes, e em alusão à data, a Rádio CBN Tocantins realiza no dia 19 de novembro o segundo encontro do projeto Palmas Cidade Saudável, com o tema “Diabetes – agir hoje para mudar o amanhã”.

Segundo definição da SBD, diabetes é uma doença crônica na qual o corpo não produz insulina ou não consegue empregar adequadamente a insulina que produz. A insulina é um hormônio que controla a quantidade de glicose no sangue, e quando o nível de glicose no sangue fica alto, ocorre a hiperglicemia, que se não controlada pode provocar danos em órgãos, vasos sanguíneos e nervos. A doença classifica-se em dois grupos: tipo 1 e tipo 2, embora também seja considerada a pré-diabetes e ainda casos específicos, como o diabetes gestacional. A doença pode ser silenciosa, e a demora no diagnóstico acarreta uma série de complicações para o paciente, que vão desde problemas de pele até a perda da visão.

Para tratar do tema, especialmente com foco na prevenção, diagnóstico precoce e tratamento, a Rádio CBN Tocantins promove um encontro entre médicos especialistas, pacientes e familiares de pessoas diabéticas, dentro do projeto Palmas Cidade Saudável. Estão confirmadas as presenças da médica endocrinologista Aline Campitelli Jacques; o oftalmologista Juliano Perfeito; a nutricionista clínica e hospitalar Paola Guerra Jardim de Oliveira; a advogada Flávia Gomes, mãe da Carolina, portadora de diabetes tipo 1; e a endocrinologista Patrícia Bastos Amorim, especialista em endocrinologia pediátrica.

O encontro vai acontecer na sede do Grupo Jaime Câmara, a partir das 14 horas. Além das exposições dos médicos especialistas, o público terá a oportunidade de fazer perguntas e tirar dúvidas sobre a doença. Todo o encontro será gravado e transformado em um programa jornalístico que será levado ao ar pela Rádio CBN Tocantins em Palmas (101,9 FM) e Araguaína (106,3 FM) no dia 25 de novembro, às 9 horas. Interessados em participar do encontro devem fazer a inscrição no link http://bit.ly/pcs2encontro , ou pelo site www.cbntocantins.com.br , clicando no banner no alto da página.

Leia também