Na Ponta da Língua
NA PONTA DA LÍNGUA | 20 de Agosto de 2019
professor Carlos André explica o que significa a expressão "Absolutamente" e o uso da crase
Divulgação
foto

Na coluna Na Ponta da Língua desta semana o professor Carlos André explica o que significa a expressão "Absolutamente" e sua ambiguidade e o uso da crase. Além disso, o professor responde a dúvida do ouvinte: Como usar corretamente o "Este", "Esse", "Essa", "Esta", "Deste", "Desta". Confira!

Leia também

  • NA PONTA DA LÍNGUA
    31.03.2020

    Na coluna Na Ponta da Língua desta terça-feira, o professor Carlos André explica sobre um termo muito usado nesta quarentena. As reuniões são por  videoconferência, vídeo-conferência ou videoconferência?. Ouça!

    ...
    NA PONTA DA LÍNGUA
    24.03.2020

    Como se grafa o nome desse vírus que está atormentando a humanidade? Corona Vírus? CoronaVíuris? ou coronavírus? . Confira a resposta com o professor Carlos André. Na coluna desta semana teve também dica de poema. Ouça!

    ...
    NA PONTA DA LÍNGUA
    17.03.2020

    Na coluna desta semana, o professor Carlos André explicou a diferença entre álcool em gel e álcool-gel. Também, trouxe para a discussão sobre o que é epidemia, endemia e pandemia. Ouça! 

    ...
    NA PONTA DA LÍNGUA
    10.03.2020

    Na coluna desta semana, o professor Carlos André explica a diferença entre concomitante e ínterim, responde dúvidas dos ouvintes  e na dica de música desta terça-feira: Tudo Ok, do cantor Thiaguinho MT. Confira! 

    ...
    NA PONTA DA LÍNGUA
    03.03.2020

    Na coluna desta semana, o professor Carlos André explica sobre o que é carniceira, responde dúvidas dos ouvintes  e na dica de música desta terça-feira, Garota Nacional da banda mineira, Skank. Confira!

    ...
    NA PONTA DA LÍNGUA
    25.02.2020

    Confira na Coluna Na Ponta da Língua desta semana:

    DICA: Você sabe usar a crase? // Quando usar uma sinestesia?

    CURIOSIDADE: Você sabe o que uma variação linguística diatópica? E uma ...

  • NA PONTA DA LÍNGUA
    11.02.2020

    Na Ponta da Língua desta semana, o professor Carlos André traz algumas curiosidades, por exemplo: como eliminar de vez os vícios de linguagem? Também, como surgiu o uso dos termo, "daí" e "tipo". Confira! 

    ...
    NA PONTA DA LÍNGUA
    04.02.2020

    CBN TOCANTINS NA PONTA DA LÍNGUA


    CURIOSIDADE 

    Você ainda acredita em palavras sinônimas? O professor Carlos André quer conversar com você sobre isso. 

     

    PERGUNTA DO OUVINTE&n...

    NA PONTA DA LÍNGUA
    28.01.2020

    Na coluna Na Ponta da Língua desta semana, o professor Carlos André comenta dúvidas como a diferença das expressões: "Em pé", "de pé" e "a pé" e oferece dicas de livros. Confira!

    ...
    NA PONTA DA LÍNGUA
    21.01.2020

     

    Você sabe de onde vem a palavra “sinfônica”?

    Ainda: que venha a ser solipsismo?

     

    Você conhece esta música?

    Trenzinho do caipira

    (Heitor Villa-Lobos...

    NA PONTA DA LÍNGUA
    14.01.2020

    Você sabe o que é uma charcutaria? A palavra “asterístico” e a expressão “um tanto quanto” são vícios de linguagem? Isso e muito mais, como comentários gerais sobre os 15 livros mais vendidos de 2019, você confere na coluna Na Ponta da L...

    NA PONTA DA LÍNGUA
    07.01.2020

    Na coluna Na Ponta da Língua desta semana o professor Carlos André explica como são grafados os meses do ano, com inicial maiúscula ou minúscula? e responde, também, a dúvida do ouvinte. Confira!

    ...
  • NA PONTA DA LÍNGUA
    24.12.2019

    Na coluna Na Ponta da Língua desta semana o professor Carlos André ensina a pronúncia correta de “cafe latte”, responde perguntas dos ouvintes e dá dica de música. Ouça!

    ...
    NA PONTA DA LÍNGUA
    17.12.2019

    No Na Ponta da Língua desta semana, o professor Carlos André responde a dúvida do ouvinte: Qual a diferença entre as palavras “Cavaleiro” e “Cavalheiro” e dá dica de música! Confira a coluna completa.

    ...
    NA PONTA DA LÍNGUA
    10.12.2019

    Na coluna Na Ponta da Língua desta terça-feira o professor Carlos André explica qual a forma correta de concordar números percentuais com o verbo, como no exemplo: 1% das pessoas vota ou votam bem? E tira responde a dúvida do ouvinte:&nb...

    NA PONTA DA LÍNGUA
    03.12.2019

    Na coluna Na Ponta da Língua desta semana o Professor Carlos André fala sobre a flexão do verbo "aderir", e ainda, o que a origem das palavras "república" e "tradição" têm em comum no Brasil? Confira a coluna!

    ...
    NA PONTA DA LÍNGUA
    19.11.2019

    Na coluna Na Ponta da Língua desta semana, o professor Carlos André tira dúvidas, responde perguntas dos ouvintes da CBN Tocantins e ainda tem curiosidades da língua portuguesa. Confira!

    ...
    NA PONTA DA LÍNGUA
    12.11.2019

    Na Coluna ‘Na Ponta da Língua’ desta semana o professor Carlos André responde a dúvida do ouvinte Augusto Souza, como escrever de forma certa:  A distância ou  À distância , qual a diferença entre as duas? Confira!

    ...
  • NA PONTA DA LÍNGUA
    05.11.2019

    Na coluna Na Ponta da Língua desta semana o professor Carlos André comenta sobre o tema da redação do Enem e responde a dúvida do ouvinte, qual a diferença das expressões: Tampouco e Tão pouco. Quando usar cada um dos termos? Confira a c...

    NA PONTA DA LÍNGUA
    29.10.2019

    Na coluna “Na Ponta da Língua” desta semana o professor Carlos André traz uma curiosidade: Você sabe o que é um acrônimo? Além disso, ensina como usar o verbo “puir”. Confira a coluna completa!

     

    DICA DE ...

    NA PONTA DA LÍNGUA
    22.10.2019

    Na coluna Na Ponta da Língua desta semana o professor Carlos André explica qual a palavra correta: Infarto, Infarte, Enfarte ou Enfarto? E ainda traz uma curiosidade, você sabe o que é paralelismo semântico? Confira a coluna completa!

    NA PONTA DA LÍNGUA
    08.10.2019

    Na coluna Na Ponta da Língua desta semana o professor Carlos André responde a duvida do ouvinte: É perigoso iniciar uma redação com um questionamento? 

    ...
    NA PONTA DA LÍNGUA
    01.10.2019

    Na coluna Na Ponta da Língua desta semana, o professor Carlos André esclarece: Por que “protege” é grafado com “g” e “viaje” com “j”? E responde a dúvida do ouvinte: “Afim de” ou “A fim de”? Confira a coluna completa!

    ...
    NA PONTA DA LÍNGUA
    10.09.2019

    Em ação de marketing uma rede de fast-food mudou as fachadas com os nomes de algumas lojas, segundo a empresa, a intenção é celebrar a forma como o brasileiro pronuncia o nome da marca. Na coluna Na Ponta da Língua desta semana, o profes...

  • NA PONTA DA LÍNGUA
    03.09.2019

    Na coluna Na Ponta da Língua desta semana o professor Carlos André explica a gramática desta frase: “Há mil anos atrás” e dá uma dica: Como usar o verbo visar? Confira!

    ...
    CBN TOCANTINS
    27.08.2019


    Na coluna Na Ponta da Língua desta semana, o professor Carlos André explica regras para usar a crase: "Estacione o carro À 45º" tem crase? e continua a explicação da semana passada sobre "este" e "esse". O professor responde aind...

    NA PONTA DA LÍNGUA
    13.08.2019

    Na coluna Na Ponta da Língua desta semana o professor Carlos André explica o que é “padrectomia” e fala da origem da palavra “decorar” e responde a dúvida do ouvinte: Qual o certo: Onde ou Aonde? Confira!

    ...
    NA PONTA DA LÍNGUA
    23.07.2019

    Na coluna desta terça-feira,23, o professor Carlos André responde perguntas do ouvinte, dá dicas de gramática e a dica de livro da semana é Como ser um Conservador de Roger Scriton.

    ...
    NA PONTA DA LÍNGUA
    25.06.2019

    Na coluna desta semana o professor Carlos André explica sobre a palavra “parenta”, dá dicas de músicas e responde as dúvidas dos ouvintes. Confira!

     

    ...
    NA PONTA DA LÍNGUA
    18.06.2019

    No Na Ponta da Língua desta semana o professor Carlos André responde a pergunta do ouvinte: de novo/novamente - existe alguma regra para quando utilizar cada um destes termos? Confira a coluna!

    ...
Publicidade
Enquete

O que você acha do Escola sem Partido?

  • Sou a favor
  • Sou contra
  • Não conheço o projeto, mas gostaria de saber mais sobre