CBN Tocantins
ICMS | 7 de Novembro de 2018
Empresários de Araguaína pedem o fim da cobrança de imposto para compra de mercadorias
Foto: Prefeitura de Araguaína / Reprodução JTO
Foto

A reivindicação da classe empresarial é a votação na Assembleia Legislativa da matéria que prevê a extinção da complementação de alíquota do Imposto sobre a Circulação de Bens, Mercadorias e Serviços (o ICMS). O imposto é cobrado das empresas do Simples Nacional que compram mercadorias fora do Tocantins. A taxa é a diferença entre o ICMS do Tocantins e do Estado de origem do produto e é cobrada na compra, ou seja, antes da empresa vender o produto. Manoel de Assis Silva, diretor da Associação Comercial e Industrial de Araguaína (ACIARA), explica que, pelo fato das empresas do Tocantins trazerem praticamente todas as mercadorias de fora, a complementação atrapalha a rentabilidade.

A ideia da ACIARA é levar a reivindicação até o governador Mauro Carlesse, pois de acordo com a presidente da Assembleia Legislativa, Deputada Luana Ribeiro, o projeto só vai parar a votação depois de ser enviado pelo Executivo.

Caso o fim taxa de diferença do ICMS seja aprovado até esse ano, a medida deve passar a valer a partir de 2018.

Leia também

  • EM ARAGUAÍNA
    25.04.2024
    Em Araguaína, um homem de 29 anos foi agredido por dois assaltantes durante a madrugada desta quinta-feira, 25, e depois encaminhado para o Hospital Regional da cidade. Confira as informações desta ocorrência com a repórter Dayse Gomes...
    NO NORTE
    25.04.2024
    Um homem de 58 anos condenado por estupro de vulnerável foi preso pela Polícia Federal em Muricilândia, no norte do Estado. Acompanhe os detalhes do caso com a repórter Dayse Gomes!