CBN Tocantins
CONTAS PÚBLICAS | 13 de Março de 2019
Estado gasta mais de R$ 1,4 milhões com aluguéis de delegacias
Foto: Lia Mara / JTO
Foto

De acordo com o Portal da Transparência do Governo do Tocantins, a Secretaria de Segurança Pública possui em vigor 24 contratos de locação de imóveis onde funcionam diversas delegacias em todo o Estado, mas esse número pode ser maior, já que a reportagem da CBN Tocantins não encontrou, por exemplo, o contrato relativo ao aluguel do prédio onde funciona o Complexo 2 de Delegacias da Polícia Civil, em Palmas. Apesar de não constar nos contratos firmados pela Secretaria de Segurança Pública, o acordo entre o Governo do Estado e o locatário existe, já que recentemente o Executivo Estadual recebeu uma ordem de despejo por falta de pagamento do aluguel. De acordo com o documento o prédio tem um custo de 32 mil reais mensais e desde abril de 2017 o Estado não faz o repasse referente ao valor da locação.

Entre os contratos de maior valor que estão descritos no Portal da Transparência aparece o do Complexo 1 de Delegacias de Polícia da Capital, com um custo de R$ 205.308,00 ao ano conforme a prorrogação de contrato que vale até maio deste ano. Inicialmente, em 2008, quando foi firmado contrato pela primeira vez, o imóvel custava 180 mil reais ao ano para a Secretaria de Segurança Pública. Na descrição do Portal da Transparência não consta o pagamento de nenhum valor dos 24 contratos registrados. A Secretaria de Segurança Pública foi questionada sobre essa informação, mas até o fechamento desta reportagem não respondeu.

Além do Complexo 2 de Delegacias de Polícia Civil, o prédio onde funciona a Delegacia Regional de Pedro Afonso, na região central do Estado, também recebeu uma ordem de despejo. O prazo é o mesmo: 15 dias para desocupar o imóvel.

Confira na íntegra a resposta da Secretaria de Segurança Pública

A Secretaria de Segurança Pública do Estado do Tocantins - SSP informa que, atualmente, possui 64 prédios próprios que abrigam unidades da Polícia Civil em todo estado, além 23 imóveis cedidos e 67 alugados.

Em relação às demandas acerca do portal da transparência, favor contatar a Controladoria Geral do Estado dada a competência do órgão para atualização dos respectivos dados.

Por: Ananda Portilho

Leia também

  • EM ARAGUAÍNA
    25.04.2024
    Em Araguaína, um homem de 29 anos foi agredido por dois assaltantes durante a madrugada desta quinta-feira, 25, e depois encaminhado para o Hospital Regional da cidade. Confira as informações desta ocorrência com a repórter Dayse Gomes...
    NO NORTE
    25.04.2024
    Um homem de 58 anos condenado por estupro de vulnerável foi preso pela Polícia Federal em Muricilândia, no norte do Estado. Acompanhe os detalhes do caso com a repórter Dayse Gomes!