CBN Tocantins
POLÍTICA | 22 de Março de 2018
Governador do Tocantins tem mandato cassado por caixa dois nas eleições de 2014
Silvio Santos/AL
foto

O governador do Tocantins Marcelo Miranda e a vice-governadora Cláudia Lélis tiveram os diplomas eleitorais cassados pelo TSE, Tribunal Superior Eleitoral, nesta quinta-feira, por terem utilizado caixa dois durante a campanha de 2014. Foram 5 votos favoráveis contra 2 contrários. A ação contra o governador e a vice-governadora foi protocolada pelo Ministério Público Eleitoral depois da prisão de quatro pessoas em setembro de 2014 e a apreensão de uma aeronave levando 500 mil reais em espécie, além de material de campanha política de Marcelo Miranda e outros políticos.

O TSE entendeu que houve a utilização de recursos não declarados na campanha. O ministro Luiz Fux, que leu o relatório durante a sessão, apontou que as quatro pessoas presas tinham algum tipo de ligação com Miranda ou pessoas que trabalhavam em sua campanha.

A decisão tem efeito imediato e quem deve assumir o Governo do Estado de forma provisória é o presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, Mauro Carlesse. Novas eleições serão realizadas e o candidato eleito ocupa o cargo até o final deste ano.

Esta é a segunda vez que Marcelo Miranda é cassado.

Miranda e Cláudia Lélis ainda não se pronunciaram sobre a decisão. Antes do julgamento, por meio de nota, eles afirmaram que estavam acompanhando a tramitação do processo e que estavam tranquilos quanto ao julgamento.

Leia também

  • OCORRÊNCIA
    26.04.2024
    Um homem foi preso pela Polícia Civil em Miracema do Tocantins, na região central do Estado, por suspeita de tráfico de drogas. Confira as informações com a repórter Ana Gabriella Regis!