CBN Tocantins
ARAGUAÍNA | 16 de Abril de 2019
Projeto de reforma do aeroporto em andamento desde 2016 ainda não foi aprovado pelo Governo Federal
Foto: Reprodução / TV Anhanguera
Foto

A reforma e ampliação do aeroporto de Araguaína foi anunciada pela então presidente da república Dilma Roussef em 2014 quando ela visitou a cidade para fazer a entrega de casas populares. Desde então, a prefeitura foi autorizada a elaborar o projeto para a revitalização do terminal. Em várias oportunidades a prefeitura enviou o projeto para a Secretaria Nacional de Aviação Civil, mas o mesmo voltou para alterações. Um dos pedidos principais do Governo foi a desapropriação de casas que ficam próximas a área do aeroporto. Na semana passada, a prefeitura havia informado que enviou o projeto do aeroporto após as alterações, o Secretaria Nacional pediu novas mudanças.

A Prefeitura de Araguaína informou que os ajustes solicitados pela Secretaria ao projeto de revitalização do aeroporto foram em relação à terraplanagem. O setor de engenharia da Secretaria da Infraestrutura realizou os ajustes e enviou a documentação ainda nesta segunda-feira, à SAC, que tem 30 dias para a análise. Os ajustes nos projetos são necessários para que a obra saia em conformidade com as orientações do governo.

Desde 2016 o aeroporto de Araguaína vem registrando queda no movimento. Em 2016 o movimento foi de 47 mil passageiros, já em 2017 e 2018 o movimento foi de 33 mil cada ano. O advogado Marcelo Carvalho que sempre viaja de avião nas férias reclama que precisa embarcar em Imperatriz e Palmas por falta de opções de voos em Araguaína.

A Passaredo Linhas Aéreas vai iniciar a partir de junho um novo voo para Araguaína. Já a Azul Linhas aéreas após anunciar a rota entre Palmas a Recife, sinalizou o interesse de voltar a operar em Araguaína. Mas que para isso aconteça é necessário à modernização do aeroporto da cidade, principalmente instalando equipamentos de auxílio no pouso e decolagem.

Leia também

Publicidade
Enquete

O que você acha do Escola sem Partido?

  • Sou a favor
  • Sou contra
  • Não conheço o projeto, mas gostaria de saber mais sobre