CBN Tocantins
MP DO FUNCIONALISMO PÚBLICO | 20 de Fevereiro de 2019
Sindicatos tentam alteração da MP que pretende congelar reajuste de gratificações e progressões
Foto: Aline Batista
Foto

A medida Provisória do Executivo Estadual que propõe congelar por 30 meses o reajuste de gratificações e progressões dos servidores públicos não deve ser levada para votação nas Comissões de Constituição e Justiça e Finanças nos próximos dias. Isso porque conforme apuração da reportagem CBN Tocantins, representantes dos sindicatos dos servidores procuraram o secretário de Administração do Estado, Edson Cabral, para apresentar uma nova proposta da MP e também os representantes das Comissões de Constituição e Justiça e Finanças. Entre as mudanças propostas, os Sindicatos querem a redução de 30 meses para 12 meses no que se refere ao congelamento e gratificações e progressões dos servidores estaduais. Que o governo estabeleça câmaras técnicas para abranger todas as entidades que representam os servidores e assim monitorar as medidas para o enquadramento do Estado na Lei de Responsabilidade Fiscal, rediscutir os Planos de Cargos, Carreiras e Salários das categorias. Outra alteração na Medida Provisória é que sejam avaliados pelo governo alguns casos  pontuais dos servidores, já que segundo a categoria há servidores sem progressões há sete anos. Na reunião desta terça-feira, o governo garantiu que  vai redigir três minutas para a criação de câmaras setoriais.  Já sobre o prazo de 30 meses, previsto na Medida Provisória, suspendendo os reajustes e as progressões, foi reforçado que a MP já prevê a reavaliação e a redução do mesmo, a qualquer tempo. Isso, caso a Secretaria de Estado da Fazenda e Planejamento venha a demonstrar dados que comprovem a recuperação da capacidade econômico-financeira do Estado, bem como o enquadramento do Tocantins no limite prudencial de gastos com pessoal, de que trata a LRF. A proposta de alteração na MP foi protocolada pelos Sindicatos nesta segunda-feira no Palácio Araguaia. Acompanhe os detalhes com a repórter France Santiago.

Leia também

  • EM ARAGUAÍNA
    25.04.2024
    Em Araguaína, um homem de 29 anos foi agredido por dois assaltantes durante a madrugada desta quinta-feira, 25, e depois encaminhado para o Hospital Regional da cidade. Confira as informações desta ocorrência com a repórter Dayse Gomes...
    NO NORTE
    25.04.2024
    Um homem de 58 anos condenado por estupro de vulnerável foi preso pela Polícia Federal em Muricilândia, no norte do Estado. Acompanhe os detalhes do caso com a repórter Dayse Gomes!