CBN Tocantins
CASAS DO ESTUDANTE | 19 de Setembro de 2018
UFT espera há mais de um ano por Minuta de Cessão das Casas
Foto: Leticia Queiroz / Reprodução G1
Foto

Apesar do anúncio das obras na Casa do Estudante de Palmas, que segundo o Estado devem ser iniciadas ainda este mês, há mais de um ano a UFT, Universidade Federal do Tocantins, aguarda pela Minuta de Cessão das Casas para assumir a gestão dos locais. Segundo o Pro-Reitor de Assuntos Estudantis, Professor Doutor do Curso de Filosofia do Campus de Palmas, Kherlley Caxias Batista Barbosa, a instituição mantém interesse ainda na gestão das Casas do Estudante de Palmas e de Araguaína, somente, já que as casas de Porto Nacional e de Gurupi, a Universidade já disponibilizou para os moradores um prédio nos Campus, em razão da demora do Estado em resolver essa questão da transferência dessa Minuta de Cessão, solicitada em Junho do ano passado pela Universidade.

A Minuta não foi encaminhada ainda pela Seduc, Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes, conforme apuração da reportagem CBN Tocantins devido à situação dos imóveis das Casas em Araguaína, Porto Nacional  e Gurupi que precisa ser regularizada antes dos imóveis serem cedidos à Universidade, já que os terrenos são  do município.

 Recentemente em reunião entre a Seduc, UFT, Defensoria e Estudantes para tratar sobre os problemas estruturais dos locais, principalmente aqui em Palmas, o Estado garantiu que ainda este mês serão reformados dois banheiros no térreo da casa, a parte elétrica e a iluminação externa. A Seduc afirmou, por meio de nota, que já está realizando manutenções emergenciais na Casa do Estudante em Palmas com mutirão de limpeza para retirada de entulho, do espaço interno e externo, e desobstrução da rede de esgoto. Já  em relação às outras casas, de Gurupi, Araguaína e Porto Nacional, ainda de acordo com a Seduc, está sendo realizado um levantamento de todas as unidades e será montado um processo de verificação dos gastos das reformas que devem ser inseridos na previsão do Plano Plurianual (PPA) de 2019.

 Ainda durante a reunião foi proposta a criação de uma comissão para corrigir as imperfeições do decreto do Estado de criação das quatro casas que atribui responsabilidades de manutenção e custeio aos alunos. Também foi proposta a criação de um regimento interno, para uso e convívio na casa. A UFT possui atualmente as Casas do Estudante dos câmpus de Tocantinópolis e Arraias, este último foi cedido pela Prefeitura de Arraias para a Universidade no ano passado.

Por: France Santiago

Leia também

  • EM ARAGUAÍNA
    25.04.2024
    Em Araguaína, um homem de 29 anos foi agredido por dois assaltantes durante a madrugada desta quinta-feira, 25, e depois encaminhado para o Hospital Regional da cidade. Confira as informações desta ocorrência com a repórter Dayse Gomes...
    NO NORTE
    25.04.2024
    Um homem de 58 anos condenado por estupro de vulnerável foi preso pela Polícia Federal em Muricilândia, no norte do Estado. Acompanhe os detalhes do caso com a repórter Dayse Gomes!