CBN Tocantins
EPIDEMIA | 19 de Outubro de 2018
Alto número de casos de Sífilis preocupa autoridades de saúde
Foto: Reprodução / JTO
Foto

O Tocantins registrou mais de 2.200 casos de Infecções Sexualmente Transmissíveis somente em 2018. O quantitativo de foi fornecido pela Gerência Estadual de DST/Aids e Hepatites Virais e corresponde a diagnósticos confirmados até a primeira quinzena deste mês. Os dados mais preocupantes são da contaminação por Sífilis. Neste ano já foram detectados 1.806 casos entre pessoas que adquiriram a doença, gestantes e sífilis congênita, quando o vírus passa da mãe para o filho. O maior número é referente a sífilis adquirida. Já são 964 casos identificados até outubro.

A epidemia de Sífilis no Tocantins pôde ser percebida nos dois últimos anos. Segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde no mesmo período do ano passado o número de casos notificados na doença no Estado era cerca de 1.500. 300 a menos que neste ano. Mas os dados são muito mais preocupantes quando os números de 2018 são comparados com o quantitativo divulgado no boletim epidemiológico mais recente do Ministério da Saúde. De acordo com o relatório em 2016 foram pouco mais de 1.100 casos de Sífilis confirmados. Por ser uma infecção sexualmente transmissível, o principal meio de prevenção é a utilização de preservativo.

Ainda de acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde, em 2018 já foram notificados 296 casos de HIV, 51 de Aids e 110 de hepatites virais em todo o Estado.

Por: Ananda Portilho

Leia também

  • EM ARAGUAÍNA
    25.04.2024
    Em Araguaína, um homem de 29 anos foi agredido por dois assaltantes durante a madrugada desta quinta-feira, 25, e depois encaminhado para o Hospital Regional da cidade. Confira as informações desta ocorrência com a repórter Dayse Gomes...
    NO NORTE
    25.04.2024
    Um homem de 58 anos condenado por estupro de vulnerável foi preso pela Polícia Federal em Muricilândia, no norte do Estado. Acompanhe os detalhes do caso com a repórter Dayse Gomes!