CBN Tocantins
TRIBUTOS | 16 de Dezembro de 2015
Arrecadação do IPTU de Palmas cresce 10 vezes em 6 anos
Fernando Alves
palmas

O especialista em direito urbanístico e professor da Universidade Federal do Tocantins, João Bazzolli, realizou uma pesquisa sobreo quanto os 139 municípios tocantinenses arrecadam através do IPTU, o Imposto Predial e Territorial Urbano. De acordo com os dados levantados pelo especialista, entre 2008 e 2014, apenas 24 prefeituras arrecadaram mais que de 70 mil reais, em IPTU. Ou seja, apenas 17% dos municípios do Tocantins. Quadro ainda mais drástico é o de 15 gestões que sequer tiveram arrecadação do imposto neste período. A consequência, ainda conforme o levantamento do professor, é a clara dependência destes municípios ao FPM, o Fundo de Participação dos Municípios, além dos recursos de emendas parlamentares estaduais e federais. Um fator negativo ao desenvolvimento do Estado, como João Bazoli avalia.

Por outro lado, o que aconteceu na Capital, foi um grande salto na arrecadação do IPTU. De um pouco mais de R$ 4 milhões em 2008 para mais de R$ 49 milhões em 2014. O que é possível observar, segundo o estudo, a evolução na arrecadação não acompanha o crescimento demográfico ou a de edificações urbanas, devido a extensa área de vazios urbanos centrais. João Bazolli opina sobre este aumento significativo da arrecadação do IPTU.

A base de cálculo do IPTU é definida através da planta de valores do município, que faz uma média de valores entre o metro quadrado construído e o valor de mercado do imóvel. A alíquota utilizada para calcular o IPTU é estabelecida pelas câmaras municipais e pode variar de cidade para cidade.  O objetivo principal do IPTU é basicamente fiscal, obter recursos financeiros para as prefeituras, mas também pode ser usado como mecanismo para controlar os preços das propriedades. (France Santiago)

Deixe seu Comentário
comentários
Fechar

Leia também

  • ACIDENTE
    13.05.2024
    Um homem de 25 anos, e uma mulher de 24 anos, morreram em um acidente que envolveu uma moto e uma camionete na BR-010, na região sul de Palmas. Ouça as informações com a repórter Ana Gabriella Regis!