CBN Tocantins
TERCEIRA IDADE | 23 de Janeiro de 2015
Brasileiros ainda precisam aprender a se preparar para a aposentadoria
terceira idade

Atualmente a expectativa de vida no Brasil é de 74 anos. Apesar dos brasileiros estarem vivendo mais, muitos não se preparam para a chegada da terceira idade e por isso é comum que não planejem a nova rotina após aposentadoria.

Ao chegarem nesse momento da vida é comum também que as pessoas adoeçam, enfrentando problemas como depressão, falta de sono e apetite ou até mesmo o desenvolvimento de vícios, como alcoolismo e jogos. Para a Doutora em Gerontologia, Neila Barbosa Osório, uma explicação para isso seria a perda de papeis que o indivíduo sofre ao deixar de trabalhar.

Tornou-se habitual utilizar o termo “melhor idade” para identificar a entrada na velhice, mas para Neila Barbosa, esse é apenas um eufemismo para que a sociedade evite as responsabilidades que devem ser assumidas com os velhos.

Mas então, como se preparar para a chegada desse momento que é inevitável para todo ser humano? A doutora sugere algumas opções.

Para aqueles que já chegaram à velhice e não se prepararam, a doutora Neila explica que é importante pensar em maneiras de reeditar a velhice.

Mas apesar de não ser fácil envelhecer, a chegada da velhice também traz ganhos, como destaca a doutora.

 Neila Barbosa ressalta ainda que para experimentar essa etapa da vida com mais qualidade é importante manter a projeção de desejos, pois enquanto estivermos vivos sentiremos a necessidade de realizar sonhos e projetos. 

Deixe seu Comentário
comentários
Fechar

Leia também

  • OCORRÊNCIA
    08.05.2024
    Um idoso de 69 anos, que teria tentado agarrar a recepcionista de um hotel foi preso por importunação sexual em Dianópolis, no sudeste do Estado. Ouça os detalhes com a repórter Ana Gabriella Regis!