CBN Tocantins
CONDENAÇÃO | 6 de Novembro de 2018
Ex-presidente da câmara municipal de itacajá é condenado por improbidade administrativa.

O ex presidente da câmara , Rinaldo Soares Castro é também atual vereador da Câmara de Itacajá. Ele foi condenado por improbidade administrativa e ficará inelegível pelo período de oito anos. Ele é acusado de enriquecimento ilícito e violação dos princípios da Administração Pública. Essa decisão da juiz da Comarca de Itacajá. 

Segundo o processo, o Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE) julgou irregulares as contas de ordenador da Câmara Municipal, referentes ao ano de 2014, alegando que o então presidente Rinaldo Soares Castro gerou ofensa ao princípio da legalidade ao descumprir o limite máximo constitucional da receita base de cálculo para despesas, alcançando o percentual de 7,04%, quando o máximo é 7%.

Desta forma, o magistrado condenou ex-presidente ao ressarcimento integral do dano, em favor do Município de Itacajá, determinou a suspensão dos direitos políticos dele por oito anos, estabeleceu multa civil equivalente a duas vezes o valor do dano e proibição a contratação com o Poder Público ou recebimento de benefícios pelo prazo de 10 anos.

Leia também

  • EM ARAGUAÍNA
    25.04.2024
    Em Araguaína, um homem de 29 anos foi agredido por dois assaltantes durante a madrugada desta quinta-feira, 25, e depois encaminhado para o Hospital Regional da cidade. Confira as informações desta ocorrência com a repórter Dayse Gomes...
    NO NORTE
    25.04.2024
    Um homem de 58 anos condenado por estupro de vulnerável foi preso pela Polícia Federal em Muricilândia, no norte do Estado. Acompanhe os detalhes do caso com a repórter Dayse Gomes!