CBN Tocantins
LEI DA MORDAÇA | 12 de Março de 2019
Governo limita ação de policiais e restringe entrevistas
Foto: Aldemar Ribeiro / Governo do Tocantins
Foto

Em coletiva de imprensa realizada no final da manhã desta terça-feira o governo do Estado tentou justificar o objetivo do decreto que contém uma série de restrições ao trabalho dos delegados de Polícia Civil do Tocantins, especialmente sobre Operações. Entre as proibições do decreto: criticar autoridades públicas em entrevistas ou divulgar nomes de pessoas investigadas em operações policiais. Os delegados não podem falar sobre o próprio trabalho em sites, blogs ou em redes sociais. O decreto proibiu também que o cumprimento de mandados de busca e apreensão seja acompanhado pela imprensa. De acordo ainda com o decreto as buscas em repartições públicas somente poderão ser realizadas com o conhecimento e autorização do delegado-geral de Polícia, que é de indicação do governador. Outro ponto do decreto: Ele traz um código de vestimenta para que os delegados concedam entrevistas, ou seja, os delegados só podem gravar com a imprensa se estiverem usando terno e gravata ou uniforme operacional. Segundo o secretário de Estado da Segurança Pública, Cristiano Barbosa Sampaio, as medidas seguem normativa da Polícia Federal, criadas em 2017. O Manual de Procedimentos da Polícia Civil, foi publicado pelo governador Mauro Carlesse no Diário Oficial desta segunda-feira, dia 11.  

Leia também

  • EM ARAGUAÍNA
    25.04.2024
    Em Araguaína, um homem de 29 anos foi agredido por dois assaltantes durante a madrugada desta quinta-feira, 25, e depois encaminhado para o Hospital Regional da cidade. Confira as informações desta ocorrência com a repórter Dayse Gomes...
    NO NORTE
    25.04.2024
    Um homem de 58 anos condenado por estupro de vulnerável foi preso pela Polícia Federal em Muricilândia, no norte do Estado. Acompanhe os detalhes do caso com a repórter Dayse Gomes!