CBN Tocantins
AUMENTO NA TARIFA | 20 de Fevereiro de 2019
Prefeitura fala em isenção de taxas e negociação do ICMS com o Estado
Foto: Sesmu / Divulgação
Foto

A redução de seis centavos foi apresentada pela Prefeitura de Palmas como uma isenção garantida e diz respeito à taxa de fiscalização da Agência de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos de Palmas, que segundo o município representa um impacto de 4 centavos. Outros dois centavos estão relacionados ao abatimento da fiscalização da documentação das empresas de ônibus que operam o transporte coletivo da capital.

A proposta apresentada pelo Seturb era de 25 centavos de reajuste, que estariam baseados em aquisição de novos ônibus, reajuste salarial dos profissionais que atuam nas empresas, e gastos com insumos, como diesel, manutenção dos carros, entre outros. Com essa redução que até então foi garantida pela Prefeitura, a proposta de reajuste chegaria, então, a 19 centavos em cima dos R$ 3,75 que já são cobrados pelo valor de uma passagem.

Segundo a Prefeitura de Palmas também tem uma redução prevista de um centavo relativa ao reajuste salarial dos colaboradores, uma vez que o salário mínimo sancionado pelo novo governo ficou abaixo do aprovado no congresso nacional.

O executivo municipal também começou uma tratativa com o Governo do Estado para uma possível isenção do ICMS sobre o preço do diesel, que pode impactar diretamente na redução da proposta de aumento.

É importante destacar que no ano passado o reajuste da tarifa foi amplamente discutido e essa proposta de isenção do ICMS também foi apresentada ao Governo do Estado à época, que negou.

A prefeitura então afirmou que custearia os 25 centavos de acréscimo na passagem, mas meses depois voltou atrás e repassou o reajuste integralmente para o usuário do transporte público.

A passagem do transporte coletivo de Palmas foi reajustada há sete meses, mas o novo reajuste respaldado em um documento assinado entre Ministério Público Estadual e Prefeitura Municipal que garante o reajuste anual da tarifa.

O novo reajuste deve ser oficializado até março e passa a valer em junho, conforme determinado no documento.

Leia também

  • EM ARAGUAÍNA
    25.04.2024
    Em Araguaína, um homem de 29 anos foi agredido por dois assaltantes durante a madrugada desta quinta-feira, 25, e depois encaminhado para o Hospital Regional da cidade. Confira as informações desta ocorrência com a repórter Dayse Gomes...
    NO NORTE
    25.04.2024
    Um homem de 58 anos condenado por estupro de vulnerável foi preso pela Polícia Federal em Muricilândia, no norte do Estado. Acompanhe os detalhes do caso com a repórter Dayse Gomes!